PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS NESTE PERCURSO FORMATIVO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFernanda Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorJuliana Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorFranciele de Oliveira Coelho-
Autor(es): dc.creatorDebora Correia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91327-
Descrição: dc.descriptionO Programa de Residência Pedagógica (CAPES) integra a Política Nacional de Formação de Professores buscando aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura. Participam do programa licenciandos a partir do quinto período e escolas de Educação Básica. Na Universidade Federal do Pampa, o programa tem como objetivo geral possibilitar espaço-tempo de formação acadêmico-profissional a residentes, preceptores/as e orientadores/as dos cursos de licenciatura da UNIPAMPA e das escolas-campo, no sentido de estabelecer relações teórico-práticas de saberes-fazeres necessários à prática educativa inovadora, crítico-reflexiva e inclusiva (UNIPAMPA, 2018). Na UNIPAMPA o projeto está dividido em subprojetos, e esse resumo se refere ao subprojeto multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática, o qual busca relacionar interdisciplinarmente a área de Ciências da Natureza, tanto em seus estágios como também, em projetos e oficinas temáticas. A articulação entre o Programa e os componentes de Estágio aconteceram através do aprofundamento de pressupostos teóricos, metodológicos e pedagógicos nos componentes curriculares da área de Ensino e das áreas específicas, fundamentando os componentes de estágio obrigatório. Assim, as atividades do Residência Pedagógica visam contribuir para a implementação e revisão dos conceitos teórico-práticos tratados nos componentes de estágio curricular a partir da vivência escolar, além de ter o foco interdisciplinar nos projetos adotados. Dentre as contribuições, pode-se destacar estudos realizados no decorrer do programa para conhecer e estudar documentos que regem a educação pública no Brasil, como a Base Nacional Comum Curricular, além de conhecer a funcionalidade da comunidade escolar e melhorias em algum espaço da escola-campo. Até o momento, foram realizados o projeto interdisciplinar na escola e o auxílio na organização da Feira de Ciências. Ainda, com a continuidade do programa espera-se aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas-campo, fortalecer o vínculo escola-universidade, desenvolver as habilidades de leitura, escrita e fala por meio das atividades realizadas, reformular o estágio supervisionado a partir da experiência do programa. Este trabalho tem por objetivo descrever as ações vivenciadas por acadêmicas residentes do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura, detalhando aspectos positivos e dificuldades encontradas no decorrer das atividades, ressaltando que estas, já concluíram todas as quatro etapas previstas, a saber: (I) Preparação do residente; (II) Ambientação do residente na escola-campo; (III) Imersão do residente na escola-campo; (IV) Socialização. Assim, pretende-se contribuir com o debate sobre as políticas nacionais de formação de professores e sua relação com o programa descrito.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica. Ciências da Natureza. Formação docente.-
Título: dc.titlePROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS NESTE PERCURSO FORMATIVO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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