Práticas de Aventura nas Aulas de Educação Física – Um Relato de Experiência PIBID/FURB

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFurb - Universidade de Blumenau-
Autor(es): dc.creatorEduarda Bittencourt Correa-
Autor(es): dc.creatorFernanda Favero Fraga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91325-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91325-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um relato de experiência realizado pelas bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ FURB nas aulas de educação física escolar, com a turma de 2º ano do ensino fundamental da escola E.B.M. Fernando Ostermann.. O tema Práticas de Aventura foi escolhido pelos alunos a partir dos conteúdos aconselháveis para o ensino fundamental apresentados pela BNCC, e foi segmentado em vinte e três aulas, com os subtemas: Parkour, skate, bike e tirolesa. Nosso objetivo era identificar e refletir sobre os resultados do tema, relacionados as dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Darido e Barroso (2009), defendem que além da dimensão procedimental dos conteúdos, a incorporação efetiva dos conteúdos conceituais e atitudinais é necessária para que os alunos tenham um melhor entendimento dos movimentos das práticas, reflitam e discutam sobre as atitudes e as condutas de comportamentos. Trabalhávamos apenas como mediadores do conteúdo, os alunos criavam hipóteses sobre às problematizações e testavam para concretizar suas suposições, o que foi desafiador e ao mesmo tempo nos agregou experiência e conhecimento, principalmente em relação ao planejamento e as expectativas relativas aos alunos e aos resultados das aulas. Libâneo (1994), entende que conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Durante o processo das aulas, percebemos que todas as dimensões dos conteúdos estão conectadas, o objetivo geral do projeto era que os alunos tivessem capacidade de desenvolver sua autonomia, e a partir deste objetivo, todos os outros foram se concretizando de maneira integrada. Utilizando métodos de estudo visuais, auditivos e sinestésicos, com uso de tecnologia, visitas de profissionais e pesquisas com a família, influenciamos de forma positiva o engajamento dos alunos. Eles entendiam o porquê dos movimentos (conceitual), conseguindo realizar com mais facilidade as práticas (procedimental) e refletiam, demonstrando grande transformação nas relações humanas, de forma individual e coletivamente, o que os deu a possibilidade de transmitir o conhecimento, transcendendo os muros da escola e produzindo, não apenas reproduzindo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes Radicais-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos-
Palavras-chave: dc.subjectAtitudinais-
Título: dc.titlePráticas de Aventura nas Aulas de Educação Física – Um Relato de Experiência PIBID/FURB-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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