
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Furb - Universidade de Blumenau | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduarda Bittencourt Correa | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernanda Favero Fraga | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91325 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91325 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho é um relato de experiência realizado pelas bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ FURB nas aulas de educação física escolar, com a turma de 2º ano do ensino fundamental da escola E.B.M. Fernando Ostermann.. O tema Práticas de Aventura foi escolhido pelos alunos a partir dos conteúdos aconselháveis para o ensino fundamental apresentados pela BNCC, e foi segmentado em vinte e três aulas, com os subtemas: Parkour, skate, bike e tirolesa. Nosso objetivo era identificar e refletir sobre os resultados do tema, relacionados as dimensões dos conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais. Darido e Barroso (2009), defendem que além da dimensão procedimental dos conteúdos, a incorporação efetiva dos conteúdos conceituais e atitudinais é necessária para que os alunos tenham um melhor entendimento dos movimentos das práticas, reflitam e discutam sobre as atitudes e as condutas de comportamentos. Trabalhávamos apenas como mediadores do conteúdo, os alunos criavam hipóteses sobre às problematizações e testavam para concretizar suas suposições, o que foi desafiador e ao mesmo tempo nos agregou experiência e conhecimento, principalmente em relação ao planejamento e as expectativas relativas aos alunos e aos resultados das aulas. Libâneo (1994), entende que conteúdos de ensino são o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Durante o processo das aulas, percebemos que todas as dimensões dos conteúdos estão conectadas, o objetivo geral do projeto era que os alunos tivessem capacidade de desenvolver sua autonomia, e a partir deste objetivo, todos os outros foram se concretizando de maneira integrada. Utilizando métodos de estudo visuais, auditivos e sinestésicos, com uso de tecnologia, visitas de profissionais e pesquisas com a família, influenciamos de forma positiva o engajamento dos alunos. Eles entendiam o porquê dos movimentos (conceitual), conseguindo realizar com mais facilidade as práticas (procedimental) e refletiam, demonstrando grande transformação nas relações humanas, de forma individual e coletivamente, o que os deu a possibilidade de transmitir o conhecimento, transcendendo os muros da escola e produzindo, não apenas reproduzindo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esportes Radicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atitudinais | - |
| Título: dc.title | Práticas de Aventura nas Aulas de Educação Física – Um Relato de Experiência PIBID/FURB | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: