
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriela Capri | - |
| Autor(es): dc.creator | Paola Scheifer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91324 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91324 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho proposto busca fazer uma análise do Projeto de Leitura contido no livro didático Projeto Teláris - 9º ano, das autoras Borgatto, Bertin e Marchezi (2012). Para isso, buscamos estabelecer uma relação com as propostas feitas pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná (2008) para o ensino de literatura. Segundo essas Diretrizes (DCE), o ensino de literatura se dá pelo envolvimento do leitor com a obra no processo de leitura, levando-o a refletir sobre o contexto histórico e social em que a obra está inserida e no qual ele mesmo se encontra (PARANÁ, 2008). Assim, analisaremos a seção do livro didático intitulada Projeto de Leitura e as propostas de trabalho direcionadas pelas autoras a fim de observar se a proposta de ensino de literatura presente nessa seção dialoga com as propostas e reflexões contidas nas DCE (2008). Para embasar teoricamente essa análise, além das DCE (2008), compartilhamos da ideia de Llosa (2012, p.3), quando defende a literatura como “denominador comum da experiência humana” e, portanto, passível de ser estudada na escola. Utilizamos, também, do debate feito por Cosson (2006) sobre o ensino de literatura, no sentido de verificar se o Projeto de Leitura desenvolvido pelas autoras contempla suas discussões teóricas.Utilizamos também as discussões realizadas por Jauss (1979), no que tange a recepção do leitor ao texto literário. A proposta deste trabalho surgiu através de experiências acadêmicas, no período de 2016 a 2018, em escolas públicas da cidade de Ponta Grossa, cujo suporte disponível para as aulas de Língua Portuguesa são os livros didáticos. Segundo as DCE (2008) é necessário que o ensino seja contextualizado ao conhecimento prévio do aluno, o que possiblita o desenvolvimento crítico de tal leitor. Acreditamos que a perspectiva de ensino de literatura adotada nessa seção do livro didático está em consonância às proposições feitas pelas DCE (2008), o que nos leva, nesse artigo, a apontar quais são as convergências possíveis. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Literatura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto de Leitura. | - |
| Título: dc.title | O PROJETO DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO TELÁRIS –9º ANO- E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: