O PROJETO DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO TELÁRIS –9º ANO- E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriela Capri-
Autor(es): dc.creatorPaola Scheifer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91324-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91324-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho proposto busca fazer uma análise do Projeto de Leitura contido no livro didático Projeto Teláris - 9º ano, das autoras Borgatto, Bertin e Marchezi (2012). Para isso, buscamos estabelecer uma relação com as propostas feitas pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná (2008) para o ensino de literatura. Segundo essas Diretrizes (DCE), o ensino de literatura se dá pelo envolvimento do leitor com a obra no processo de leitura, levando-o a refletir sobre o contexto histórico e social em que a obra está inserida e no qual ele mesmo se encontra (PARANÁ, 2008). Assim, analisaremos a seção do livro didático intitulada Projeto de Leitura e as propostas de trabalho direcionadas pelas autoras a fim de observar se a proposta de ensino de literatura presente nessa seção dialoga com as propostas e reflexões contidas nas DCE (2008). Para embasar teoricamente essa análise, além das DCE (2008), compartilhamos da ideia de Llosa (2012, p.3), quando defende a literatura como “denominador comum da experiência humana” e, portanto, passível de ser estudada na escola. Utilizamos, também, do debate feito por Cosson (2006) sobre o ensino de literatura, no sentido de verificar se o Projeto de Leitura desenvolvido pelas autoras contempla suas discussões teóricas.Utilizamos também as discussões realizadas por Jauss (1979), no que tange a recepção do leitor ao texto literário. A proposta deste trabalho surgiu através de experiências acadêmicas, no período de 2016 a 2018, em escolas públicas da cidade de Ponta Grossa, cujo suporte disponível para as aulas de Língua Portuguesa são os livros didáticos. Segundo as DCE (2008) é necessário que o ensino seja contextualizado ao conhecimento prévio do aluno, o que possiblita o desenvolvimento crítico de tal leitor. Acreditamos que a perspectiva de ensino de literatura adotada nessa seção do livro didático está em consonância às proposições feitas pelas DCE (2008), o que nos leva, nesse artigo, a apontar quais são as convergências possíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de Leitura.-
Título: dc.titleO PROJETO DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO TELÁRIS –9º ANO- E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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