
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UFPEL | - |
| Autor(es): dc.creator | Liésia Bubolz Rutz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91323 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91323 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como elemento organizador de ações pedagógicas no ciclo de alfabetização. As atividades de avaliação diagnóstica com as turmas do ciclo de alfabetização foram desenvolvidas nos meses de março a maio de 2019 nas três escolas que fazem parte do PIBID Pedagogia UFPel. Desenvolvemos as atividades de iniciação à docência, semanalmente, em duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de Pelotas, denominadas doravante “A”, “B” e “C”, respectivamente. As vinte e sete bolsistas ID estão distribuídas em duplas ou trios em dez turmas do ciclo de alfabetização e uma turma da educação infantil. Na escola “A” trabalhamos com uma turma de primeiro ano, uma de segundo ano e duas de terceiro ano. Na escola B desenvolvemos atividades com duas turmas de primeiro ano e uma turma de pré-escola, com crianças de cinco anos. Na escola “C” quatro turmas são atendidas, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Para fins deste texto, apresentaremos os dados coletados em uma das turmas de 3º ano da escola “C”. Para tanto, apresentamos elementos que nos ajudam a compreender o desenvolvimento da avaliação diagnóstica no contexto escolar e os encaminhamentos didáticos oriundos desta prática. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; linguagem escrita, planejamento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Título: dc.title | "A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: