"A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUFPEL-
Autor(es): dc.creatorLiésia Bubolz Rutz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91323-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como elemento organizador de ações pedagógicas no ciclo de alfabetização. As atividades de avaliação diagnóstica com as turmas do ciclo de alfabetização foram desenvolvidas nos meses de março a maio de 2019 nas três escolas que fazem parte do PIBID Pedagogia UFPel. Desenvolvemos as atividades de iniciação à docência, semanalmente, em duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de Pelotas, denominadas doravante “A”, “B” e “C”, respectivamente. As vinte e sete bolsistas ID estão distribuídas em duplas ou trios em dez turmas do ciclo de alfabetização e uma turma da educação infantil. Na escola “A” trabalhamos com uma turma de primeiro ano, uma de segundo ano e duas de terceiro ano. Na escola B desenvolvemos atividades com duas turmas de primeiro ano e uma turma de pré-escola, com crianças de cinco anos. Na escola “C” quatro turmas são atendidas, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Para fins deste texto, apresentaremos os dados coletados em uma das turmas de 3º ano da escola “C”. Para tanto, apresentamos elementos que nos ajudam a compreender o desenvolvimento da avaliação diagnóstica no contexto escolar e os encaminhamentos didáticos oriundos desta prática. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; linguagem escrita, planejamento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Título: dc.title"A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.