ENTENDENDO A QUÍMICA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO APOCALÍPTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFlavia Sutille Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91322-
Descrição: dc.descriptionRESUMOO presente trabalho apresenta o desenvolvimento e análise de um projeto aplicado para alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino localizada em Curitiba, o qual buscou mostrar a importância da química no cotidiano dos alunos bem como despertar o interesse pelos conteúdos estudados. A dinâmica do projeto foi inspirada no jogo de tabuleiro zombicide, que envolve ataques de zumbis e a sobrevivência a eles, sendo que, neste caso, para os jogadores sobreviverem aos ataques, devem usar conhecimentos de química e raciocínio lógico, relacionando seus conteúdos escolares com o referido contexto. No decorrer do jogo, os participantes responderam questões relacionadas aos conteúdos de química cujas respostas possibilitaram o participante no papel de sobrevivente ao ataque zumbi, perder ou não as suas vidas no jogo. Para conclusão do jogo os participantes precisavam desenvolver as atividades relacionadas à sobrevivência, entre elas presente a conservação dos alimentos, purificação da água, desenvolvimento de pilhas de energia e por fim resgatar um colega no laboratório desenvolvendo a cura do que transformava as pessoas em zumbis. Por fim, o jogo elaborado tenta trazer de maneira lúdica e interativa a importância da química para o aluno e o quanto ela pode estar presente no seu dia a dia, passando ou não por uma situação apocalíptica. Os pibidianos usaram de perguntas e experimentos químicos para transmitir o conhecimento e expandir assim também a sala de aula. Aplicado no dia 29 de julho, segunda-feira, pela manhã, o jogo apresentou um tabuleiro gigante com experimentos de química básica, desde a separação de misturas até a eletroquímica na físico-química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Ensino de química-
Palavras-chave: dc.subjectjogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectcontextualização-
Palavras-chave: dc.subjecteletroquímica-
Palavras-chave: dc.subjectseparação de misturas-
Palavras-chave: dc.subjectfísico-química-
Palavras-chave: dc.subjectsobrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectensino médio.-
Título: dc.titleENTENDENDO A QUÍMICA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO APOCALÍPTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.