CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Estadual de Maringá-
Autor(es): dc.creatorMarina Karoline Leite da Silva-
Autor(es): dc.creatorAmanda Ferreira-
Autor(es): dc.creatorIara Rodrigues de Jesus-
Autor(es): dc.creatorGizeli Aparecida Ribeiro de Alencar-
Autor(es): dc.creatorVanessa Freitag de Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:39:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:39:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91320-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91320-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo busca refletir experiências pedagógicas de alfabetização à luz do Programa Residência Pedagógica. O Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, e possui como objetivo proporcionar a formação prática dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas). Por intermédio da imersão dos alunos das licenciaturas nas escolas-campos de educação básica, a partir do quarto semestre da graduação. Dentre as experiências vivenciadas nos primeiros onze meses de atuação no programa, destacam-se aquelas que vinculam-se ao processo de aquisição da linguagem escrita. Nessas perspectivas enquadram-se os pressupostos teóricos a respeito da contribuição consciência fonológica para a alfabetização. De acordo com Castanheira e Machado (2010), Lopes (2004), Santos (2015), Troiek e Silva (2016), a consciência fonológica caracteriza-se pelo conjunto de habilidades nos quais se caracterizam os segmentos sonoros das palavras, estabelecendo conexões entre grafemas e fonemas, e pela capacidade de reflexão a respeito das unidades sonoras (frases, palavras, sílabas e fonemas) da língua portuguesa de maneira consciente, conhecido por habilidades metafonológicas. É possível observar que, enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia, as discussões teóricas não possibilitam a práxis pedagógica, uma vez que encontram distantes da prática de sala de aula. O tempo destinado ao estágio de docência, por sua vez, é limitado e não permite aprofundamento das questões vivenciadas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica proporcionou um momento de contato não apenas com os alunos durante as regências, mas também com o professor da escola-campo, permitindo troca de vivências e articulação de conhecimentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Fonológica-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docente-
Título: dc.titleCONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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