Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.creator | Marina Karoline Leite da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Amanda Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Iara Rodrigues de Jesus | - |
Autor(es): dc.creator | Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar | - |
Autor(es): dc.creator | Vanessa Freitag de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:39:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:39:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91320 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo busca refletir experiências pedagógicas de alfabetização à luz do Programa Residência Pedagógica. O Residência Pedagógica faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, e possui como objetivo proporcionar a formação prática dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas). Por intermédio da imersão dos alunos das licenciaturas nas escolas-campos de educação básica, a partir do quarto semestre da graduação. Dentre as experiências vivenciadas nos primeiros onze meses de atuação no programa, destacam-se aquelas que vinculam-se ao processo de aquisição da linguagem escrita. Nessas perspectivas enquadram-se os pressupostos teóricos a respeito da contribuição consciência fonológica para a alfabetização. De acordo com Castanheira e Machado (2010), Lopes (2004), Santos (2015), Troiek e Silva (2016), a consciência fonológica caracteriza-se pelo conjunto de habilidades nos quais se caracterizam os segmentos sonoros das palavras, estabelecendo conexões entre grafemas e fonemas, e pela capacidade de reflexão a respeito das unidades sonoras (frases, palavras, sílabas e fonemas) da língua portuguesa de maneira consciente, conhecido por habilidades metafonológicas. É possível observar que, enquanto acadêmicas do curso de Pedagogia, as discussões teóricas não possibilitam a práxis pedagógica, uma vez que encontram distantes da prática de sala de aula. O tempo destinado ao estágio de docência, por sua vez, é limitado e não permite aprofundamento das questões vivenciadas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica proporcionou um momento de contato não apenas com os alunos durante as regências, mas também com o professor da escola-campo, permitindo troca de vivências e articulação de conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Fonológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | - |
Título: dc.title | CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: