POPCIÊNCIAS: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES INTERATIVAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeonardo Soares-
Autor(es): dc.creatorCrisna Daniela Bierhalz-
Autor(es): dc.creatorJuan Cardozo-
Autor(es): dc.creatorDaiane Caminha-
Autor(es): dc.creatorLeda Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91317-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91317-
Descrição: dc.descriptionA atividade extensionista cumpre importante papel social através da aproximação da universidade e da comunidade local, do enriquecimento dos processos de aprendizagem e da mobilização de práticas universitárias politicamente engajada com as questões sociais, culturais, políticas e econômicas do seu entorno. Entre os propósitos da extensão universitária está o desenvolvimento de práticas qualitativas de diálogo com a sociedade, de forma a consolidar a cidadania e a transformação social. Respeitando estas premissas, foi elaborado o projeto POPCiências (Popoularização do Ensino de Ciências da Natureza). Considerando que a área de Ciências da Natureza, principalmente no que diz respeito aos conceitos de Física e Química, na maioria das vezes, compõem a grade curricular do oitavo e nono ano do ensino fundamental e do Ensino Médio, e que existe uma lacuna no desenvolvimento destes conceitos nas demais séries/anos, este projeto tem como desafio popularizar a Ciências da Natureza através de atividades interativas e que utilizam o contexto local. O POPCiências está vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza, da Unipampa - campus Dom Pedrito e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As ações de extensão apresentadas neste texto visam potencializar a formação integral e a alfabetização científica, compreendida como o processo pelo qual o sujeito se apropria criticamente dos conhecimentos relacionado a Ciências da Natureza, possibilitando a ampliação e a leitura crítica do seu universo de conhecimentos e da sua cultura. Três grupos se caracterizam como público alvo neste estudo, são eles: os licenciandos, através do estudo de referenciais teóricos, planejamento/elaboração/produção de experimentos, acompanhamento e orientação dos visitantes durante a exposição; os professores em exercício pela possibilidade de formação continuada vivenciada no acompanhamento de suas turmas a exposição e os educandos da Educação Básica através do contato com a universidade e com os conhecimentos da área de Ciências da Natureza, despertando a curiosidade e o interesse pela Ciência. A exposição foi visitada por 137 pessoas (pais, professores e alunos da Educação Básica), que avaliaram satisfatoriamente os dez temas da exposição, destacando as atividades relacionadas ao rádio e a caixa d’agua. Os licenciandos também avaliaram positivamente a exposição, destacando que a utilização de metodologias ativas e atividades experimentais são potencializadoras da observação, do questionamento e da elaboração de novas hipóteses acerca dos conteúdos científicos. Através da exposição aproximamos universidade e comunidade, e contribuímos com a construção de uma concepção de Ciência não neutra, comprometida com a problematização e com a formação de sujeitos críticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectExposição Interativa-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCultura local.-
Título: dc.titlePOPCIÊNCIAS: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES INTERATIVAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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