
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Leonardo Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Crisna Daniela Bierhalz | - |
| Autor(es): dc.creator | Juan Cardozo | - |
| Autor(es): dc.creator | Daiane Caminha | - |
| Autor(es): dc.creator | Leda Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91317 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91317 | - |
| Descrição: dc.description | A atividade extensionista cumpre importante papel social através da aproximação da universidade e da comunidade local, do enriquecimento dos processos de aprendizagem e da mobilização de práticas universitárias politicamente engajada com as questões sociais, culturais, políticas e econômicas do seu entorno. Entre os propósitos da extensão universitária está o desenvolvimento de práticas qualitativas de diálogo com a sociedade, de forma a consolidar a cidadania e a transformação social. Respeitando estas premissas, foi elaborado o projeto POPCiências (Popoularização do Ensino de Ciências da Natureza). Considerando que a área de Ciências da Natureza, principalmente no que diz respeito aos conceitos de Física e Química, na maioria das vezes, compõem a grade curricular do oitavo e nono ano do ensino fundamental e do Ensino Médio, e que existe uma lacuna no desenvolvimento destes conceitos nas demais séries/anos, este projeto tem como desafio popularizar a Ciências da Natureza através de atividades interativas e que utilizam o contexto local. O POPCiências está vinculado a Licenciatura em Ciências da Natureza, da Unipampa - campus Dom Pedrito e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. As ações de extensão apresentadas neste texto visam potencializar a formação integral e a alfabetização científica, compreendida como o processo pelo qual o sujeito se apropria criticamente dos conhecimentos relacionado a Ciências da Natureza, possibilitando a ampliação e a leitura crítica do seu universo de conhecimentos e da sua cultura. Três grupos se caracterizam como público alvo neste estudo, são eles: os licenciandos, através do estudo de referenciais teóricos, planejamento/elaboração/produção de experimentos, acompanhamento e orientação dos visitantes durante a exposição; os professores em exercício pela possibilidade de formação continuada vivenciada no acompanhamento de suas turmas a exposição e os educandos da Educação Básica através do contato com a universidade e com os conhecimentos da área de Ciências da Natureza, despertando a curiosidade e o interesse pela Ciência. A exposição foi visitada por 137 pessoas (pais, professores e alunos da Educação Básica), que avaliaram satisfatoriamente os dez temas da exposição, destacando as atividades relacionadas ao rádio e a caixa d’agua. Os licenciandos também avaliaram positivamente a exposição, destacando que a utilização de metodologias ativas e atividades experimentais são potencializadoras da observação, do questionamento e da elaboração de novas hipóteses acerca dos conteúdos científicos. Através da exposição aproximamos universidade e comunidade, e contribuímos com a construção de uma concepção de Ciência não neutra, comprometida com a problematização e com a formação de sujeitos críticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exposição Interativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura local. | - |
| Título: dc.title | POPCIÊNCIAS: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES INTERATIVAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: