A atividade teatral como recurso para a compreensão das diferenças entre Alquimia e Ciência.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJuliana Figueira-
Autor(es): dc.creatorCleberson Tarczewski-
Autor(es): dc.creatorMaria Sohn-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Lambach-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:59:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:59:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91316-
Descrição: dc.descriptionÉ indiscutível que o ensino de Química enfrenta grandes desafios em todos os níveis de educação. Sendo assim, são necessárias medidas que atuem como promotoras no entendimento dessa ciência. Destarte, a pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo fomentar discussões entre alunos do ensino médio sobre as diferenças entre ciência e alquimia. Nesse sentido, a arte, a criatividade e a história da Química foram pontos nevrálgicos para a realização da pesquisa, visto que se utilizou de uma das sete primeiras expressões artísticas: o teatro. O projeto foi desenvolvido com uma turma de terceiro ano do Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento. Essa turma foi dividida entre atores/atrizes e um grupo de produção, os ensaios foram realizados nos horários de algumas aulas disponibilizadas pela professora. O roteiro da peça foi escrito pelos próprios desenvolvedores da pesquisa, com o auxílio dos alunos em alguns pontos específicos. Como resultados, pode-se observar que o entendimento sobre a diferença entre alquimia e ciência a partir de situações contemporâneas foi de fato efetivo, embora a atuação tenha sido um pouco comprometida devido ao pouco tempo disponível para ensaios. Entretanto, alguns alunos se destacaram na apresentação e mesmo sem um grande número de ensaios conseguiram chamar atenção pela atuação. Além disso, foi notório o interesse por parte dos estudantes nas partes em que ocorriam experimentos nas cenas. Esses experimentos foram explicados para os alunos, com o fim de realmente contextualizar o que estava acontecendo, para facilitar o entendimento do assunto e também ajudar na hora da dramatização, tornando o processo dinâmico e interativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectAlquimia-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química.-
Título: dc.titleA atividade teatral como recurso para a compreensão das diferenças entre Alquimia e Ciência.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.