EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSuele Pinto Tavares-
Autor(es): dc.creatorRenata Soares-
Autor(es): dc.creatorPatricia Becker Engers-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:31:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:31:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91314-
Descrição: dc.descriptionO Programa de Residência Pedagógica (PRP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo levar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a articulação entre a teoria e a prática dos licenciandos em parceria com a rede pública de educação básica (BRASIL, 2018). O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências vivenciadas pela residente de Licenciatura em Educação Física (EF) no PRP. Caracteriza-se como um relato de experiência, apresentando uma reflexão acerca das atividades realizadas durante o segundo semestre de 2018, tempo este em que a residente fez parte do programa e também o primeiro semestre de atividades do subnúcleo da EF da Universidade Federal do Pampa. A proposta contemplou três etapas principais, sendo que, inicialmente os residentes passaram pela ambientação, através da iniciação ao projeto e encontros de imersão teórica, realizados na Universidade. Em seguida, ocorrem as observações das aulas de EF na escola-campo e a regência escolar. A escola-campo das práticas do PRP, na qual a residente se inseriu, está localizada na periferia da cidade de Uruguaiana-RS e trata-se de uma escola pública da rede municipal. Durante o período de regência, foram realizadas aulas de EF com alunos do 6º e 7º anos. Em relação aos conteúdos abordados nas aulas, buscou-se oportunizar aos alunos uma vivência diversa, trazendo o tênis, o handebol, o voleibol e o atletismo. Também puderam participar de outros projetos vinculados ao PRP e a escola-campo, como o grupo de corridas e as caminhadas ecológicas, que foram realizadas fora do ambiente escolar, com acompanhamento dos preceptores e residentes. Os resultados evidenciaram que o PRP permite ao residente um aprendizado prático baseado na diversidade e na troca de experiência entre todos os envolvidos, docente orientador, preceptores, residentes e alunos da escola-campo. Bem como, benefícios para os alunos das escolas de educação básica onde o PRP está inserido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjecteducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectesporte.-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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