O ROLE PLAYING GAME COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorChristian Guilherme-
Autor(es): dc.creatorVitor Almeida-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Lambach-
Autor(es): dc.creatorJoceline Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:23:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:23:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91311-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho objetiva analisar a atividade realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Química durante o desenvolvimento do Role Playing Game - RPG - como recurso didático, como uma ação articulada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A proposta didática foi desenvolvida e aplicada com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Curitiba-PR no segundo semestre de 2018, tendo como principal objetivo articular os conhecimentos químicos ensinados na escola com sua aplicação em situações cotidianas, representadas no jogo. A história do RPG foi adaptada e desenvolvida tomando como base os fatos ocorridos durante o grande acidente nuclear de Chernobyl na Ucrânia, sendo que os momentos vivenciados durante a aplicação do jogo exigiram envolvimento, raciocínio lógico e científico para interpretar as pistas do jogo e solucionar o mistério central do RPG. Os estudantes envolvidos, foram divididos em pequenos grupos para o desenvolvimento da atividade, no qual assumiram papéis de pesquisadores enviados para investigar as causas da morte de um dos engenheiros-chefe, ocorrida horas antes do acidente nuclear. Um dos aspectos essenciais para o avanço das fases, foi o uso da experimentação como auxiliadora no desvendar das pistas, facilitando o entendimento do caso e desfecho do jogo. A aplicação da atividade possibilitou entender e dimensionar o potencial que o Role Playing Game possui como ferramenta didática, propiciando um ambiente de protagonismo estudantil no qual os estudantes discutem e colocam em prática os conceitos químicos vistos até então. Sendo que a compreensão dos conteúdos foi evidenciada pela própria discussão entre os estudantes no decorrer do jogo, possibilitando a unificação de vários níveis de conhecimento que cada integrante do grupo possuía. Assim sendo, acompanha-se a importância do PIBID no desenvolvimento de metodologias alternativas para o ensino, devido possibilitar uma excelente oportunidade de aprendizado não somente para os estudantes do ensino médio, mas também os licenciandos relacionados ao projeto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectraciocínio Científico-
Palavras-chave: dc.subjectexperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectensino de Química-
Título: dc.titleO ROLE PLAYING GAME COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE QUÍMICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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