Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Christian Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Vitor Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Lambach | - |
Autor(es): dc.creator | Joceline Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91311 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva analisar a atividade realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Química durante o desenvolvimento do Role Playing Game - RPG - como recurso didático, como uma ação articulada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A proposta didática foi desenvolvida e aplicada com estudantes do ensino médio de uma escola pública de Curitiba-PR no segundo semestre de 2018, tendo como principal objetivo articular os conhecimentos químicos ensinados na escola com sua aplicação em situações cotidianas, representadas no jogo. A história do RPG foi adaptada e desenvolvida tomando como base os fatos ocorridos durante o grande acidente nuclear de Chernobyl na Ucrânia, sendo que os momentos vivenciados durante a aplicação do jogo exigiram envolvimento, raciocínio lógico e científico para interpretar as pistas do jogo e solucionar o mistério central do RPG. Os estudantes envolvidos, foram divididos em pequenos grupos para o desenvolvimento da atividade, no qual assumiram papéis de pesquisadores enviados para investigar as causas da morte de um dos engenheiros-chefe, ocorrida horas antes do acidente nuclear. Um dos aspectos essenciais para o avanço das fases, foi o uso da experimentação como auxiliadora no desvendar das pistas, facilitando o entendimento do caso e desfecho do jogo. A aplicação da atividade possibilitou entender e dimensionar o potencial que o Role Playing Game possui como ferramenta didática, propiciando um ambiente de protagonismo estudantil no qual os estudantes discutem e colocam em prática os conceitos químicos vistos até então. Sendo que a compreensão dos conteúdos foi evidenciada pela própria discussão entre os estudantes no decorrer do jogo, possibilitando a unificação de vários níveis de conhecimento que cada integrante do grupo possuía. Assim sendo, acompanha-se a importância do PIBID no desenvolvimento de metodologias alternativas para o ensino, devido possibilitar uma excelente oportunidade de aprendizado não somente para os estudantes do ensino médio, mas também os licenciandos relacionados ao projeto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | RPG | - |
Palavras-chave: dc.subject | raciocínio Científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Química | - |
Título: dc.title | O ROLE PLAYING GAME COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINO DE QUÍMICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: