RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CRIAÇÃO DE CONTO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTatyane Gubetti-
Autor(es): dc.creatorCarolina Voigt-
Autor(es): dc.creatorGabriela Kozak-
Autor(es): dc.creatorRosimere Pereira-
Autor(es): dc.creatorGabrielle Pinheiro da Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91310-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91310-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem o intuito de socializar a experiência metodológica desenvolvida por pibidianas do primeiro e quinto semestre do curso de letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com auxílio da professora-supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a finalidade de construir conhecimentos linguísticos por meio do gênero conto com os alunos do sexto ano do ensino fundamental II. O planejamento das aulas para a elaboração dos contos partiu do pressuposto da não-familiaridade do tema pelos alunos, que possuem pouco acesso à biblioteca da escola e até então não haviam sido introduzidos ao gênero textual. O objetivo desse trabalho foi desenvolver a habilidade de escrita narrativa através do gênero textual conto, bem como, possibilitar um espaço de escrita criativa aos alunos. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu através de uma sequência didática, com o objetivo de fazê-los experenciar a criação do texto enquanto trabalhavam os aspectos técnicos do gênero literário. Sendo o objetivo o desenvolvimento das crianças na escrita do gênero textual conto, é possível realizar uma análise a respeito de suas dificuldades e desafios durante o processo de aprendizagem. O primeiro contato com o assunto se deu a partir de apresentação em slides contendo uma breve definição do gênero textual, os principais contistas brasileiros, a estrutura (introdução, desenvolvimento e clímax), e elementos de um conto (espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo). Além disso, as pibidianas fizeram a leitura do conto “O conto dos três irmãos” do livro “Os Contos de Beedle, o bardo” da escritora britânica J. K. Rowling. Na sequência, foi estabelecido o tema “sobrenatural” para a construção dos contos pelos alunos que foram separados em duplas e trios, conforme a afinidade da turma. Ademais, as pibidianas expuseram como se daria a avaliação da atividade, centrada pela criatividade, estrutura técnica do gênero textual e desenvolvimento dos personagens e enredo. Os alunos começaram a desenvolver seus personagens, o ambiente da história e o enredo durante a primeira aula, tendo suas produções recolhidas e corrigidas para que houvesse o acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos estudantes. Foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos na estruturação e desenvolvimento da escrita narrativa, sendo as principais ocorrências a ausência de: parágrafo, pontuação, acentuação, nome das personagens e clímax do conto. Além disso, foi perceptível erros de grafia cometidos devido à interferência sonora, como “brucho” para bruxo “descidiu” para decidiu. Os alunos receberam seus contos com as correções necessárias e voltaram a trabalhar na criação deles com o auxílio das pibidianas e da professora de língua portuguesa da turma. O processo de produção dos contos, a correção de aspectos ortográficos e o alinhamento com as características do gênero textual deram-se ao longo de oito aulas trabalhadas em sala de aula, durante quatro semanas. A última etapa foi a produção de um desenho retratando o ponto principal de seus contos, completando a atividade proposta. Foi possível, através desta atividade, uma reflexão mais aprofundada da teoria e da prática por parte das pibidianas, enquanto licenciandas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CRIAÇÃO DE CONTO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.