Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tatyane Gubetti | - |
Autor(es): dc.creator | Carolina Voigt | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriela Kozak | - |
Autor(es): dc.creator | Rosimere Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Gabrielle Pinheiro da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91310 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem o intuito de socializar a experiência metodológica desenvolvida por pibidianas do primeiro e quinto semestre do curso de letras pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com auxílio da professora-supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com a finalidade de construir conhecimentos linguísticos por meio do gênero conto com os alunos do sexto ano do ensino fundamental II. O planejamento das aulas para a elaboração dos contos partiu do pressuposto da não-familiaridade do tema pelos alunos, que possuem pouco acesso à biblioteca da escola e até então não haviam sido introduzidos ao gênero textual. O objetivo desse trabalho foi desenvolver a habilidade de escrita narrativa através do gênero textual conto, bem como, possibilitar um espaço de escrita criativa aos alunos. O processo de desenvolvimento do trabalho se deu através de uma sequência didática, com o objetivo de fazê-los experenciar a criação do texto enquanto trabalhavam os aspectos técnicos do gênero literário. Sendo o objetivo o desenvolvimento das crianças na escrita do gênero textual conto, é possível realizar uma análise a respeito de suas dificuldades e desafios durante o processo de aprendizagem. O primeiro contato com o assunto se deu a partir de apresentação em slides contendo uma breve definição do gênero textual, os principais contistas brasileiros, a estrutura (introdução, desenvolvimento e clímax), e elementos de um conto (espaço, tempo, foco narrativo, personagens, diálogo e epílogo). Além disso, as pibidianas fizeram a leitura do conto “O conto dos três irmãos” do livro “Os Contos de Beedle, o bardo” da escritora britânica J. K. Rowling. Na sequência, foi estabelecido o tema “sobrenatural” para a construção dos contos pelos alunos que foram separados em duplas e trios, conforme a afinidade da turma. Ademais, as pibidianas expuseram como se daria a avaliação da atividade, centrada pela criatividade, estrutura técnica do gênero textual e desenvolvimento dos personagens e enredo. Os alunos começaram a desenvolver seus personagens, o ambiente da história e o enredo durante a primeira aula, tendo suas produções recolhidas e corrigidas para que houvesse o acompanhamento do desenvolvimento da escrita dos estudantes. Foram identificadas algumas dificuldades por parte dos alunos na estruturação e desenvolvimento da escrita narrativa, sendo as principais ocorrências a ausência de: parágrafo, pontuação, acentuação, nome das personagens e clímax do conto. Além disso, foi perceptível erros de grafia cometidos devido à interferência sonora, como “brucho” para bruxo “descidiu” para decidiu. Os alunos receberam seus contos com as correções necessárias e voltaram a trabalhar na criação deles com o auxílio das pibidianas e da professora de língua portuguesa da turma. O processo de produção dos contos, a correção de aspectos ortográficos e o alinhamento com as características do gênero textual deram-se ao longo de oito aulas trabalhadas em sala de aula, durante quatro semanas. A última etapa foi a produção de um desenho retratando o ponto principal de seus contos, completando a atividade proposta. Foi possível, através desta atividade, uma reflexão mais aprofundada da teoria e da prática por parte das pibidianas, enquanto licenciandas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA CRIAÇÃO DE CONTO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: