
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Rosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Isaac Sobrinho | - |
| Autor(es): dc.creator | Diego Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:53:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:53:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91307 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91307 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo tem como finalidade discutir sobre a oferta e procura por cursos de licenciatura no Brasil, além de expor qual estado e região mais contribuem para a formação do profissional capacitado para a docência em computação. É uma pesquisa de cunho documental, bibliográfica e telematizada, pois, foi embasada em dados retirados do E-mec para definir o panorama nacional da oferta de vagas no curso de Licenciatura em Computação. Além de contar com um amplo apoio teórico para a compreensão e reflexão do tema, esta pesquisa conta com o apoio da internet durante todo o processo de coleta de dados e pesquisa bibliográfica. O principal objetivo da pesquisa está alinhado à importância da formação docente e elucidação da identidade profissional do licenciado em computação, além de esclarecer quais os objetivos do curso em sua oferta e sua demanda nos últimos anos. O interesse pelo tema surgiu pelo fato de os autores desta obra terem um envolvimento direto com o curso, sendo eles acadêmicos no IFTO – Campus Dianópolis, além deste ser o tema para a monografia como trabalho de conclusão de curso (TCC). Após a análise dos resultados é possível ter um vislumbre do cenário educacional para as Instituições de Ensino Superior (IES) que ofertam os cursos de graduação na modalidade de Licenciatura, além de observar a oferta e demanda do curso de Licenciatura em Computação de forma estatística pelo método de inferência, destacando o aumento na oferta do curso, modalidade de ensino mais ofertada, região com maior oferta, ranquear quais os estados que ofertam o curso e o número de IES que oferece o curso de licenciatura em Computação em cada estado. No entanto, este trabalho pode ser considerado como uma obra parcial, pois a monografia ainda está em desenvolvimento e não atenderia ao prazo de submissão do ENLIC 2019. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Computação, Licenciatura, Identidade, Formação Docente. | - |
| Título: dc.title | LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: OFERTA DO CURSO E FORMAÇÃO DOCENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: