
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Álvaro Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Alessandra Mielke | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiane Leite | - |
| Autor(es): dc.creator | Luís Arlém Rambo Petry | - |
| Autor(es): dc.creator | Mari Soni Petry | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91306 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91306 | - |
| Descrição: dc.description | Apresenta-se neste texto um estudo a partir de vivências compartilhadas em aulas de Ciências ministradas em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Programa Residência Pedagógica. Com o objetivo de analisar o desenvolvimento de saberes docentes em futuros professores, a partir da regência de classe em turmas de EJA, foram realizados planejamentos de ensino e aulas em duas turmas correspondentes ao Ensino Fundamental durante dez semanas. Na construção dos planejamentos das aulas buscou-se a colaboração de professores experientes, que contribuíram no processo de iniciação à docência dos residentes. Com o processo de residência nas turmas de EJA os licenciandos identificaram aspectos característicos das turmas, como a falta de motivação pelo estudo decorrente de cansaço, que afeta diretamente o rendimento em sala de aula, pois muitos dos alunos que estudam nessas turmas trabalham durante o dia e buscam nos estudos condições para melhorar seus conhecimentos e sua capacitação. Portanto as aulas foram baseadas no dia a dia dos alunos e sempre tentando trazer conteúdos associados a temática saúde abordando sobre as doenças que podem acometer os seres humanos a partir dos conteúdos estudados. A partir das vivências proporcionadas no Programa destaca-se o saber experiencial como principal aspecto formativo dos futuros professores uma melhora para a formação se buscando mais experiências a partir das turmas de Educação de Jovens e Adultos nas escolas visto que as turmas estão todas juntas em uma mesma sala (multisseriadas) os desafios a partir de classes multisseriadas proporcionam um aprendizado significativo visando as dificuldades encontradas pelos professores das escolas para se trabalhar os conteúdos propostos a defasagem dos alunos também cria uma dificuldade relativa para o ensino-aprendizagem dificultando tanto para o professor e para o aluno. As observações e regência nas turmas de EJA nos mostram como está o ensino nos dias de hoje e como esta modalidade de ensino está por risco de fechar pois há uma defasagem de alunos e professores para esta modalidade de ensino. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regência de Classe | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saber Experiencial. | - |
| Título: dc.title | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: