RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorÁlvaro Oliveira-
Autor(es): dc.creatorAlessandra Mielke-
Autor(es): dc.creatorFabiane Leite-
Autor(es): dc.creatorLuís Arlém Rambo Petry-
Autor(es): dc.creatorMari Soni Petry-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:07:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:07:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91306-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91306-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se neste texto um estudo a partir de vivências compartilhadas em aulas de Ciências ministradas em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto do Programa Residência Pedagógica. Com o objetivo de analisar o desenvolvimento de saberes docentes em futuros professores, a partir da regência de classe em turmas de EJA, foram realizados planejamentos de ensino e aulas em duas turmas correspondentes ao Ensino Fundamental durante dez semanas. Na construção dos planejamentos das aulas buscou-se a colaboração de professores experientes, que contribuíram no processo de iniciação à docência dos residentes. Com o processo de residência nas turmas de EJA os licenciandos identificaram aspectos característicos das turmas, como a falta de motivação pelo estudo decorrente de cansaço, que afeta diretamente o rendimento em sala de aula, pois muitos dos alunos que estudam nessas turmas trabalham durante o dia e buscam nos estudos condições para melhorar seus conhecimentos e sua capacitação. Portanto as aulas foram baseadas no dia a dia dos alunos e sempre tentando trazer conteúdos associados a temática saúde abordando sobre as doenças que podem acometer os seres humanos a partir dos conteúdos estudados. A partir das vivências proporcionadas no Programa destaca-se o saber experiencial como principal aspecto formativo dos futuros professores uma melhora para a formação se buscando mais experiências a partir das turmas de Educação de Jovens e Adultos nas escolas visto que as turmas estão todas juntas em uma mesma sala (multisseriadas) os desafios a partir de classes multisseriadas proporcionam um aprendizado significativo visando as dificuldades encontradas pelos professores das escolas para se trabalhar os conteúdos propostos a defasagem dos alunos também cria uma dificuldade relativa para o ensino-aprendizagem dificultando tanto para o professor e para o aluno. As observações e regência nas turmas de EJA nos mostram como está o ensino nos dias de hoje e como esta modalidade de ensino está por risco de fechar pois há uma defasagem de alunos e professores para esta modalidade de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectRegência de Classe-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectSaber Experiencial.-
Título: dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.