
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Morgana Maciél Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabrielle dos Santos Leite | - |
| Autor(es): dc.creator | Luzilene Rito dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Judite Scherer Wenzel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91305 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91305 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho parte de um olhar para os Diários de Bordo de licenciandos do curso de Química da Universidade Federal da Fronteira Sul, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Buscou-se dialogar acerca das especificidades da formação inicial do professor com foco nas vivências formativas visando identificar como as mesmas têm auxiliado na construção da identidade docente e na compreensão acerca do ser professor. Apontamos a participação dos licenciandos no PIBID como modo de qualificar a sua compreensão acerca do que é ser professor e das especificidades de tal prática por meio das vivências e das interações estabelecidas no contexto escolar e nos diálogos estabelecidos na universidade. Nesse contexto tem-se o processo de escrita em diário de bordo como sendo constitutivo de uma prática formativa que possibilita um crescimento reflexivo acerca do ser e do fazer docente e apontamos o PIBID como um espaço que oportuniza ao licenciando um maior contato com a escola aproximando universidade e escola. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diário de Bordo | - |
| Título: dc.title | COMPREENSÕES ACERCA DO SER PROFESSOR UM OLHAR PARA AS ESCRITAS DOS DIÁRIO DE BORDO DE PIBIDIANOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: