A percepção da autoimagem e autoestima de adolescentes através de desenhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Pampa – UNIPAMPA-
Autor(es): dc.creatorLaura Veloso-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:27:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:27:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91304-
Descrição: dc.descriptionA adolescência é uma etapa de mudanças e acontecimentos, onde nesta fase é possível adquirir experiências negativas ou positivas que tornam-se marcantes para ao longo da vida dos jovens (OLIVEIRA, 2009). Este trabalho tem por objetivo possibilitar que o adolescente recrie sua autoimagem, de modo que este consiga em grupo perceber a si mesmo e aos outros pontos positivos e construtivos, que auxiliem no bem estar e na autoestima. O estudo se dá em meio a interação de uma residente do Programa Residência Pedagógica em Educação Física imersa na escola-campo, a escola é da rede pública estadual de um município de Uruguaiana no Rio Grande do Sul, situada no centro da cidade, abrangendo comunidades de diferentes classes socioeconômicas. Através dos 20 alunos, das turmas de 8°ano de educação física nas quais a mesma atua, criou-se uma série de dinâmicas em grupo que visam possibilitar conhecer características dos alunos que pudessem identificá-los diante do grupo. Avante uma atividade com desenhos, os alunos foram orientados a desenhar um animal que descrevessem os traços da personalidade e características marcantes do responsável pelo desenho. Após, os desenhos foram repassados aos demais colegas, que deveriam tentar identificar de quem era o desenho e se questionar o porquê da pessoa ter escolhido tal animal. Quando identificado o dono, o mesmo explicaria o sentido da arte desenhada de acordo com a sua percepção e sentimento de autoimagem. Como resultados deste estudo, a utilização de dinâmicas em grupo, cria possibilidades de ampliar o olhar sobre as pessoas participantes, auxiliando na descrição das características e na identificação de auto percepção delas. A partir da interpretação dos desenhos pode-se identificar dentre os participantes do sexo masculino que o Leão foi adotado como o animal predominante desenhado. Os alunos que o desenharam descreviam-se como espertos, cheios de confiança e guerreiros. Alguns dos meninos desenharam lobos os quais se auto identificavam como pessoas solitárias e estrategistas. Ainda, houveram quatro adolescentes com desenhos diferentes dos demais. O primeiro chamou a atenção por ter se auto representado em seu desenho como um porco, alegando ter escolhido ser animal a partir do conceitos dos outros por chamarem ele de “gordo” e “comilão”. Já o segundo descreveu-se como uma coruja, dizendo ser uma pessoa observadora e por ser muito “nerd” como os colegas o descrevem. O terceiro escolheu um burro, nos relatando que se considera esse animal pois não entende nada dos conteúdos que são abordados em aula. E o quarto caso chamou atenção quanto ao desenho por ser o personagem Bart do Simpsons, onde o menino se descrevia como desligado e idiota. Nas meninas podemos observar a predominância de cobra e gato, onde a cobra descreve como elas se sentem em relação às outras em questão de amizade e o gato descrito como um animal que parece ser dócil mas está sempre criando uma estratégia. A partir dos desenhos foi possível identificar as diferenças de uma turma pra outra e o quão é visível a dificuldade deles se auto perceber por uma visão própria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectpersonalidade-
Palavras-chave: dc.subjecteducação-física-
Palavras-chave: dc.subjectimagem pessoal-
Título: dc.titleA percepção da autoimagem e autoestima de adolescentes através de desenhos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.