
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruna Herrera Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Gisele Rillo Vasconcelos | - |
| Autor(es): dc.creator | Renata Godinho Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Patrícia Becker Engers | - |
| Autor(es): dc.creator | Jaqueline Copetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91303 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91303 | - |
| Descrição: dc.description | Tendo em vista que o movimento é de extrema importância para o estímulo ao desenvolvimento motor desde o nascimento, pois através dele são trabalhadas e aperfeiçoadas as habilidades, entre elas as fundamentais para locomoção humana, como andar, correr, pular, saltar e saltitar (GALLAHAUE; DONNELLY, 2008), é essencial que a Educação Física (EF), enquanto componente curricular, esteja presente na escola desde os primeiros anos e em todas as etapas de ensino (BRASIL, 2017). Contudo, em muitas regiões e municípios a presença desta componente nos anos iniciais do ensino fundamental não é uma realidade. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica foi implementado, de forma que, os residentes são inseridos na escola para maior aperfeiçoamento na sua formação (BRASIL, 2018) e, em contrapartida os alunos da educação básica, desde os anos iniciais, tenham a oportunidade de vivenciar aulas de EF com os docentes em formação. O objetivo deste trabalho é identificar e refletir sobre a percepção dos alunos em relação ao significado da EF escolar, antes e após da intervenção das residentes em EF. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da região periférica da cidade de Uruguaiana/RS. Participaram 22 alunos do terceiro ano do ensino fundamental. A percepção dos alunos sobre a EF escolar foi investigada através de desenhos. Para tal, foi solicitado aos alunos em um primeiro momento que desenhassem “o que é EF?”. Durante três meses a turma participou semanalmente de aulas de EF, com duração de 45 minutos cada, ministradas pelas residentes do PRP, acadêmicas de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Pampa. O planejamento das aulas foi embasado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), sendo abordamos conteúdos como jogos e brincadeiras, danças e atletismo. Após esse período, a percepção dos alunos foi reavaliada através de um novo desenho realizado por eles. Comparando os desenhos, foi possível identificar mudanças na percepção dos alunos sobre a componente EF, de modo que, no desenho inicial foi muito marcante a presença do futebol. Já no desenho realizado após as intervenções das residentes foram identificados outros elementos da EF como atletismo, dança, jogos e brincadeiras. Mostrando assim, o quanto a EF pode agregar na vida das crianças e ampliar a sua percepção de forma positiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | educação física escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | anos iniciais;Programa Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | PERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: