PERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruna Herrera Vieira-
Autor(es): dc.creatorGisele Rillo Vasconcelos-
Autor(es): dc.creatorRenata Godinho Soares-
Autor(es): dc.creatorPatrícia Becker Engers-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91303-
Descrição: dc.descriptionTendo em vista que o movimento é de extrema importância para o estímulo ao desenvolvimento motor desde o nascimento, pois através dele são trabalhadas e aperfeiçoadas as habilidades, entre elas as fundamentais para locomoção humana, como andar, correr, pular, saltar e saltitar (GALLAHAUE; DONNELLY, 2008), é essencial que a Educação Física (EF), enquanto componente curricular, esteja presente na escola desde os primeiros anos e em todas as etapas de ensino (BRASIL, 2017). Contudo, em muitas regiões e municípios a presença desta componente nos anos iniciais do ensino fundamental não é uma realidade. Nesse contexto, o Programa Residência Pedagógica foi implementado, de forma que, os residentes são inseridos na escola para maior aperfeiçoamento na sua formação (BRASIL, 2018) e, em contrapartida os alunos da educação básica, desde os anos iniciais, tenham a oportunidade de vivenciar aulas de EF com os docentes em formação. O objetivo deste trabalho é identificar e refletir sobre a percepção dos alunos em relação ao significado da EF escolar, antes e após da intervenção das residentes em EF. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública da região periférica da cidade de Uruguaiana/RS. Participaram 22 alunos do terceiro ano do ensino fundamental. A percepção dos alunos sobre a EF escolar foi investigada através de desenhos. Para tal, foi solicitado aos alunos em um primeiro momento que desenhassem “o que é EF?”. Durante três meses a turma participou semanalmente de aulas de EF, com duração de 45 minutos cada, ministradas pelas residentes do PRP, acadêmicas de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Pampa. O planejamento das aulas foi embasado pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), sendo abordamos conteúdos como jogos e brincadeiras, danças e atletismo. Após esse período, a percepção dos alunos foi reavaliada através de um novo desenho realizado por eles. Comparando os desenhos, foi possível identificar mudanças na percepção dos alunos sobre a componente EF, de modo que, no desenho inicial foi muito marcante a presença do futebol. Já no desenho realizado após as intervenções das residentes foram identificados outros elementos da EF como atletismo, dança, jogos e brincadeiras. Mostrando assim, o quanto a EF pode agregar na vida das crianças e ampliar a sua percepção de forma positiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjecteducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectanos iniciais;Programa Residência Pedagógica-
Título: dc.titlePERCEPÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.