Pedagogia do ensino de Língua Portuguesa: interação dentro e fora da sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMariana Girard-
Autor(es): dc.creatorRosiane Sandim-
Autor(es): dc.creatorDianifer Machado-
Autor(es): dc.creatorIsabel Ferreira Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:21:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:21:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91301-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é resultado da experiência prática desenvolvida por meio do Projeto Residência Pedagógica – PRP 2018/2019 - com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Waldemar Amoretty Machado, no município de Bagé - RS. O objetivo é fazer uma análise inicial sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos residentes recém iniciados nas práticas de ensino; também ponderar sobre as responsabilidades de pais, alunos e professores para que a escola cumpra o seu papel enquanto instituição social. Para tanto, apresentamos uma breve argumentação teórica sobre a função da escola (LIBÂNEO, 1992); sobre a implementação de práticas em sala de aula e fora dela, as chamadas atividades extraclasse. Pensamos nas que promovem interação entre os envolvidos. Pensamos também no professor, seja ele titular ou residente, como mediador do conhecimento. Para isso analisaremos comparativamente situações distintas – em sala de aula e fora dela - o que foi observado em cada cenário e quais ações contribuíram de forma mais significativa nos processos de aprendizagem. Pretendemos com isso demonstrar que atividades que relacionem teoria e prática poderão trazer melhores resultados do que somente a apresentação do conteúdo dissociado de uma situação de interação. É importante ressaltar que a referida análise comparativa foi e continua sendo realizada durante o período de atuação dos acadêmicos residentes, não servindo como parâmetro avaliativo final de desempenho dos estudantes, mas sim como forma de demonstrar que novas abordagens em sala de aula, sejam elas voltadas ao componente curricular ou não, podem facilmente serem postas em execução sem comprometer o planejamento preestabelecido no início do ano letivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade extraclasse-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Título: dc.titlePedagogia do ensino de Língua Portuguesa: interação dentro e fora da sala de aula-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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