Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Pampa | - |
Autor(es): dc.creator | Giuliana Melo Dutra | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriela Fleck Rodrigues Solari | - |
Autor(es): dc.creator | Renata Godinho Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Patricia Becker Engers | - |
Autor(es): dc.creator | Jaqueline Copetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91300 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91300 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Física (EF) escolar deve oportunizar as mais variadas possibilidades de movimento ao aluno. Nesse sentido, é necessário que o professor não negligencie qualquer modalidade esportiva em suas aulas, ampliando o repertório cultural esportivo dos alunos (DE OLIVEIRA, 2010). Nesse contexto, com o intuito de contribuir no aperfeiçoamento da formação inicial, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo a imersão dos licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso (BRASIL, 2018). O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de duas licenciadas durante a participação no PRP. As residentes eram discentes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS, e tiveram a inserção em uma escola pública estadual vinculada ao PRP. A escola está localizada na zona central da cidade e comporta estudantes de diversas realidades socioeconômicas. Durante o período de setembro a dezembro do ano de 2018, as residentes passaram pelos processos de ambientação, imersão e regência, atuando em turmas de terceiro, quarto, sétimo e nono ano do ensino fundamental. Inicialmente, ocorreu a ambientação dentro do programa e na escola-campo das práticas. De imediato, foi possível diagnosticar a escassez de material apropriado para as aulas de EF, bem como, certa resistência de boa parte das turmas em executar as atividades propostas pelas residentes, o que poderia estar relacionado a cultura esportiva da escola, tendo por prática mais efetiva o futebol. Ao longo do processo de imersão e regência, as residentes conseguiram, apesar do pouco tempo de intervenção com as turmas, explorar diversas práticas corporais, como jogos, esportes coletivos, danças e brincadeiras (BNCC, 2017). Dentro do trabalho com jogos e danças, buscou-se uma abordagem lúdica, trazendo jogos que envolvessem aparelhos tecnológicos (Exergames), com o intuito de atrair os alunos para a prática, visto que tais atividades, apesar da resistência, eram vistas como algo novo aos olhos dos estudantes. A partir da experiência vivenciada através das imersões teóricas e práticas, conclui-se que o PRP proporcionou reflexões sobre a EF escolar e a prática profissional, de forma a colaborar significativamente com a formação acadêmico-profissional das residentes, além de possibilitar novas experiências de aprendizagem para os alunos da educação básica. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | práticas corporais. | - |
Título: dc.title | A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: