A RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Pampa-
Autor(es): dc.creatorGiuliana Melo Dutra-
Autor(es): dc.creatorGabriela Fleck Rodrigues Solari-
Autor(es): dc.creatorRenata Godinho Soares-
Autor(es): dc.creatorPatricia Becker Engers-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:38:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:38:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91300-
Descrição: dc.descriptionA Educação Física (EF) escolar deve oportunizar as mais variadas possibilidades de movimento ao aluno. Nesse sentido, é necessário que o professor não negligencie qualquer modalidade esportiva em suas aulas, ampliando o repertório cultural esportivo dos alunos (DE OLIVEIRA, 2010). Nesse contexto, com o intuito de contribuir no aperfeiçoamento da formação inicial, o Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, promovendo a imersão dos licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso (BRASIL, 2018). O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de duas licenciadas durante a participação no PRP. As residentes eram discentes do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pampa – Uruguaiana/RS, e tiveram a inserção em uma escola pública estadual vinculada ao PRP. A escola está localizada na zona central da cidade e comporta estudantes de diversas realidades socioeconômicas. Durante o período de setembro a dezembro do ano de 2018, as residentes passaram pelos processos de ambientação, imersão e regência, atuando em turmas de terceiro, quarto, sétimo e nono ano do ensino fundamental. Inicialmente, ocorreu a ambientação dentro do programa e na escola-campo das práticas. De imediato, foi possível diagnosticar a escassez de material apropriado para as aulas de EF, bem como, certa resistência de boa parte das turmas em executar as atividades propostas pelas residentes, o que poderia estar relacionado a cultura esportiva da escola, tendo por prática mais efetiva o futebol. Ao longo do processo de imersão e regência, as residentes conseguiram, apesar do pouco tempo de intervenção com as turmas, explorar diversas práticas corporais, como jogos, esportes coletivos, danças e brincadeiras (BNCC, 2017). Dentro do trabalho com jogos e danças, buscou-se uma abordagem lúdica, trazendo jogos que envolvessem aparelhos tecnológicos (Exergames), com o intuito de atrair os alunos para a prática, visto que tais atividades, apesar da resistência, eram vistas como algo novo aos olhos dos estudantes. A partir da experiência vivenciada através das imersões teóricas e práticas, conclui-se que o PRP proporcionou reflexões sobre a EF escolar e a prática profissional, de forma a colaborar significativamente com a formação acadêmico-profissional das residentes, além de possibilitar novas experiências de aprendizagem para os alunos da educação básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjecteducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas corporais.-
Título: dc.titleA RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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