Programa Residência Pedagógica: Um relato de experiência com os jogos cooperativos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVergilio Oliveira-
Autor(es): dc.creatorRenata Soares-
Autor(es): dc.creatorPatricia Engers-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91299-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91299-
Descrição: dc.descriptionO presente relato tem como objetivo principal narrar a experiência vivenciada durante as práticas do Programa Residência Pedagógica, com a inserção de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. É na escola que a criança passa uma parte significativa de seu tempo, também é nesse espaço que ela amplia o seu convívio social, e tal característica, aumenta a possibilidade de conflitos interpessoais (CIA; BARHAM, 2009). É nesse sentido que o componente curricular Educação Física pode agregar na formação social dos discentes através de suas práticas. Uma estratégia utilizada pelo componente são os jogos cooperativos como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), uma prática pedagógica que pode instigar os valores humanos em seus participantes, assim como possibilita ao professor regente problematizar com seus alunos certas características do jogo que podem ser associadas às condutas adequadas para o convívio em sociedade. As atividades foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma turma de 5º ano de uma escola da rede pública municipal de Uruguaiana/RS. A inserção na escola se deu através de um programa do governo federal voltado à formação de professores, o Programa de Residência Pedagógica Núcleo Educação Física. Sendo introduzidos os jogos cooperativos em uma turma de 5º ano que apresenta características de conflitos interpessoais constante. A intenção deste trabalho consiste em descrever as ações comportamentais dos alunos durante e após o processo pedagógico, através de uma gincana pedagógica, da qual estes se consagraram campeões após incorporarem alguns elementos sociais do jogo. Considerando as experiências obtidas em relação a inserção dos jogos cooperativos durante as práticas de Educação Física na turma de 5º ano, destaca-se como dificuldade encontrada durante o processo, a questão de este ser o primeiro contato dos estudantes dessa etapa de ensino com a Educação Física, entretanto, esse também foi um aspecto que facilitou o desenvolvimento do estudo, tornando possível observar as questões comportamentais durante e depois das práticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectanos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Residência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectjogos cooperativos-
Título: dc.titlePrograma Residência Pedagógica: Um relato de experiência com os jogos cooperativos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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