Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vergilio Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Renata Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Patricia Engers | - |
Autor(es): dc.creator | Jaqueline Copetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91299 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91299 | - |
Descrição: dc.description | O presente relato tem como objetivo principal narrar a experiência vivenciada durante as práticas do Programa Residência Pedagógica, com a inserção de jogos cooperativos nas aulas de Educação Física. É na escola que a criança passa uma parte significativa de seu tempo, também é nesse espaço que ela amplia o seu convívio social, e tal característica, aumenta a possibilidade de conflitos interpessoais (CIA; BARHAM, 2009). É nesse sentido que o componente curricular Educação Física pode agregar na formação social dos discentes através de suas práticas. Uma estratégia utilizada pelo componente são os jogos cooperativos como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), uma prática pedagógica que pode instigar os valores humanos em seus participantes, assim como possibilita ao professor regente problematizar com seus alunos certas características do jogo que podem ser associadas às condutas adequadas para o convívio em sociedade. As atividades foram realizadas nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma turma de 5º ano de uma escola da rede pública municipal de Uruguaiana/RS. A inserção na escola se deu através de um programa do governo federal voltado à formação de professores, o Programa de Residência Pedagógica Núcleo Educação Física. Sendo introduzidos os jogos cooperativos em uma turma de 5º ano que apresenta características de conflitos interpessoais constante. A intenção deste trabalho consiste em descrever as ações comportamentais dos alunos durante e após o processo pedagógico, através de uma gincana pedagógica, da qual estes se consagraram campeões após incorporarem alguns elementos sociais do jogo. Considerando as experiências obtidas em relação a inserção dos jogos cooperativos durante as práticas de Educação Física na turma de 5º ano, destaca-se como dificuldade encontrada durante o processo, a questão de este ser o primeiro contato dos estudantes dessa etapa de ensino com a Educação Física, entretanto, esse também foi um aspecto que facilitou o desenvolvimento do estudo, tornando possível observar as questões comportamentais durante e depois das práticas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | jogos cooperativos | - |
Título: dc.title | Programa Residência Pedagógica: Um relato de experiência com os jogos cooperativos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: