UMA ABORDAGEM PARA EQUAÇÕES DO 2º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNicole Cassimiro de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBeatriz Schmitke-
Autor(es): dc.creatorGlaci Walesko-
Autor(es): dc.creatorEdna Banin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91296-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91296-
Descrição: dc.descriptionEste artigo denominado “Uma Abordagem para Equações do 2º Grau Através de um Jogo de Tabuleiro desenvolvido pelas residentes Beatriz Schmitke e Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira junto da professora preceptora Glaci Walesko e da professora orientadora Edna Sakon Banin tem como objetivo divulgar a experiência de residentes do Programa Residência Pedagógica com a utilização da Metodologia de Jogos na Educação Matemática em relação ao conteúdo de equações do 2º grau, através de um jogo aplicado em turmas de nonos anos do Colégio Estadual Santa Cândida, Curitiba-PR, no primeiro semestre de 2019. Devido a importância dos jogos, como material manipulável, que auxilia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e pela atratividade que exerce nesta faixa etária, optamos em realizar um jogo com os alunos sempre que possível, sendo no início ou no final de algum conteúdo. Dessa forma, ao final de parte do conteúdo de equações do segundo grau foi aplicado um jogo de trilha adaptado para este conteúdo matemático. O jogo foi proposto para grupos de até 4 alunos, e consiste em uma trilha, onde ao caminhar das jogadas, os alunos resolvem problemas envolvendo equações do 2º grau até a “chegada”. A atividade proposta tinha como objetivo que o estudante conseguisse resolver equações do 2º grau utilizando diferentes modos de resolução, assim como relembrar e fixar conceitos já estudados, como grau da equação e tipos de raízes referentes ao valor do discriminante. Com o jogo, o aluno deixa de ser um agente passivo, em que o professor é o agente ativo em aulas tradicionais expositivas e se torna o agente ativo de sua própria aprendizagem, assim, a atenção do aluno é despertada, pois os papéis do aluno e de professor são invertidos. Com isso, após a aplicação do jogo, percebeu-se que estratégia auxiliou os estudantes na compreensão do conteúdo, superando algumas dificuldades, além de proporcionar momentos de descontração, interação e compartilhamento de conhecimentos entre os jogadores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectTrilha-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem.-
Título: dc.titleUMA ABORDAGEM PARA EQUAÇÕES DO 2º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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