
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nicole Cassimiro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Schmitke | - |
| Autor(es): dc.creator | Glaci Walesko | - |
| Autor(es): dc.creator | Edna Banin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91296 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91296 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo denominado “Uma Abordagem para Equações do 2º Grau Através de um Jogo de Tabuleiro desenvolvido pelas residentes Beatriz Schmitke e Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira junto da professora preceptora Glaci Walesko e da professora orientadora Edna Sakon Banin tem como objetivo divulgar a experiência de residentes do Programa Residência Pedagógica com a utilização da Metodologia de Jogos na Educação Matemática em relação ao conteúdo de equações do 2º grau, através de um jogo aplicado em turmas de nonos anos do Colégio Estadual Santa Cândida, Curitiba-PR, no primeiro semestre de 2019. Devido a importância dos jogos, como material manipulável, que auxilia no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e pela atratividade que exerce nesta faixa etária, optamos em realizar um jogo com os alunos sempre que possível, sendo no início ou no final de algum conteúdo. Dessa forma, ao final de parte do conteúdo de equações do segundo grau foi aplicado um jogo de trilha adaptado para este conteúdo matemático. O jogo foi proposto para grupos de até 4 alunos, e consiste em uma trilha, onde ao caminhar das jogadas, os alunos resolvem problemas envolvendo equações do 2º grau até a “chegada”. A atividade proposta tinha como objetivo que o estudante conseguisse resolver equações do 2º grau utilizando diferentes modos de resolução, assim como relembrar e fixar conceitos já estudados, como grau da equação e tipos de raízes referentes ao valor do discriminante. Com o jogo, o aluno deixa de ser um agente passivo, em que o professor é o agente ativo em aulas tradicionais expositivas e se torna o agente ativo de sua própria aprendizagem, assim, a atenção do aluno é despertada, pois os papéis do aluno e de professor são invertidos. Com isso, após a aplicação do jogo, percebeu-se que estratégia auxiliou os estudantes na compreensão do conteúdo, superando algumas dificuldades, além de proporcionar momentos de descontração, interação e compartilhamento de conhecimentos entre os jogadores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trilha | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-Aprendizagem. | - |
| Título: dc.title | UMA ABORDAGEM PARA EQUAÇÕES DO 2º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE TABULEIRO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: