
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paulo Plautz Rempel | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91295 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91295 | - |
| Descrição: dc.description | Como atividade de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, foi desenvolvida um trabalho com base na pesquisa do Ministério de Educação e Cultura (MEC) de 2015, que mostra a defasagem em matemática dos alunos dos 6º anos. O objetivo deste artigo é apresentar a análise de erros contidos nas respostas dos desafios matemáticos desenvolvidos na forma de problemas envolvendo as operações básicas, realizados com alunos de uma escola estadual de Curitiba no ano de 2019. Os desafios foram aplicados, em média, quinzenalmente e sempre visando a identificação das dificuldades dos alunos. Para isso, foi elaborado um mural de EVA com um espaço para anexar o desafio e uma espécie de bolsa para que os alunos registrassem as suas respostas. Foram analisados os desafios com maior quantidade de resposta para obter em maior amplitude a identificação em que área está a maior dificuldade dos alunos. Foram encontrados alguns problemas com o decorrer da pesquisa, como a diminuição da adesão dos alunos em responder os desafios, mas que acabou sendo solucionado com o auxílio da professora de matemática das turmas nas quais estavam sendo aplicados os desafios. Este foi um trabalho de pesquisa com o objetivo de mostrar os resultados, mas que deveria ser feito em toda turma de toda matéria em todas escolas. Identificar o erro, seja do não entendimento ou do entendimento errado dos alunos é essencial para que o professor possa saber o rumo que dirigirá as suas aulas para tirar esta defasagem e para auto avaliar-se. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de erros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mural de desafios | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Defasagem em matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desafios matemáticos. | - |
| Título: dc.title | Análise de Erros: Mural de desafios para alunos dos 6º anos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: