O JOGO DA MEMÓRIA COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBeatriz Schmitke-
Autor(es): dc.creatorNicole Cassimiro de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorGlaci Walesko-
Autor(es): dc.creatorEdna Sakon Banin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91294-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91294-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo denominado “O Jogo da Memória Como Metodologia para a Abordagem do Conteúdo de Radiciação no Ensino Fundamental” desenvolvido pelas residentes Beatriz Schmitke e Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira do Programa Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, juntamente da professora preceptora Glaci Walesko e da professora orientadora Edna Sakon Banin, tem como objetivo divulgar os resultados de uma atividade envolvendo um Jogo da Memória, o qual foi aplicado em turmas dos nonos anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Santa Cândida, localizado em Curitiba, Paraná. Com base em observações realizadas nas respectivas turmas, verificou-se a dificuldade no conteúdo de radiciação, especialmente no que se refere às suas propriedades, por grande parte dos alunos. Diante disso, para minimizar deficiências de construção do conceito desse tema, buscou-se desenvolver uma atividade lúdica baseada no Jogo da Memória, adaptado para o conteúdo de radiciação, uma vez que que o ensino através de jogos propicia aulas mais atrativas e desafiadoras refletindo em uma aprendizagem significativa ao estudante. O jogo foi elaborado para ser realizado em duplas e contém 36 peças ou 18 pares de cartas equivalentes. O objetivo do Jogo da Memória é memorizar a localização das cartas, a fim de formar pares. Como o jogo tinha como conteúdo a radiciação, as peças tinham cartas equivalentes, como por exemplo 4 é equivalente a 2, pois 4=2. A iniciativa de criar um Jogo da Memória foi impulsionada por ser um jogo comum, que muitas crianças jogam desde pequenas, portanto as regras desse jogo, no pensamento dos autores, não iria ser um problema. Porém, a estratégia dos alunos para jogar não foi a melhor, pois os estudantes não organizaram as cartas em uma sequência lógica, para facilitar a memorização das cartas. Assim, as residentes e a professora preceptora tiveram que intervir para que a atividade tivesse o maior aproveitamento possível. Apesar desta complicação no início do jogo, após a sua aplicação, reconheceu-se a importância desse tipo de atividade para desenvolver a construção de conceitos e da percepção como alternativa de ensino aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-Aprendizagem.-
Título: dc.titleO JOGO DA MEMÓRIA COMO METODOLOGIA PARA A ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE RADICIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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