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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nicole Cassimiro de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Schmitke | - |
| Autor(es): dc.creator | Glaci Walesko | - |
| Autor(es): dc.creator | Edna Banin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91293 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91293 | - |
| Descrição: dc.description | Este presente artigo, intitulado “O Teorema de Pitágoras: Uma Demonstração em Sala de Aula”, desenvolvido pelas residentes Beatriz Schmitke e Nicole Cristina Cassimiro de Oliveira do Programa Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, juntamente com a professora preceptora Glaci Walesko e a professora orientadora Edna Sakon Banin, tem como objetivo divulgar a experiência da utilização da Metodologia de Jogos na Educação Matemática em relação ao Teorema de Pitágoras, através de uma atividade adaptada para compreensão da demonstração geométrica do mesmo. Esta atividade foi realizada no segundo semestre de 2018 com os alunos dos nonos anos do Colégio Estadual Santa Cândida (CESC), localizado no bairro Santa Cândida na cidade de Curitiba, Paraná. O contexto em que essa aula foi ministrada deu-se após o primeiro contato dos alunos com o tema, tendo como objetivo a assimilação da ideia abstrata do Teorema de Pitágoras, mostrando as relações que podem ser construídas com o conceito de área. Após as observações feitas em sala, evidenciou-se os principais problemas encontrados durantes as aulas, em que os estudantes não acreditavam que o teorema era válido para qualquer triângulo retângulo. Dessa forma, elaborou-se um jogo que consiste em um quebra-cabeça, em que os alunos podem comprovar ludicamente o teorema, em duplas, utilizando material manipulável fabricado pelas residentes. Depois da entrega dos materiais, foi pedido para que as duplas montassem dois quadrados, cujos lados são iguais aos lados dos catetos e em seguida, foi pedido para que montassem o quadrado maior utilizando todas as peças. O que se esperava da atividade proposta era que os alunos compreendessem a relação direta entre o Teorema de Pitágoras e as áreas dos quadrados que foram construídos a partir dos lados do triângulo retângulo. Na primeira etapa da atividade, não houve grandes dificuldades em entender o objetivo. Já na segunda parte, que consistia na junção dos quadrados dos catetos formando o quadrado da hipotenusa, apareceram problemas. Alguns alunos afirmaram ser impossível a montagem, o que mostra que nem todos aceitaram a veracidade do teorema. Ao final, com o auxílio dos residentes, todos os alunos conseguiram concluir a atividade. Após a aplicação, concluiu-se que os alunos acharam a atividade diferenciada e inovadora e conseguiram abstrair a ideia do Teorema de Pitágoras, relacionando a parte algébrica com a parte geométrica do teorema. E, além disso, concluiu-se também que os jogos no ensino da matemática podem auxiliar o aluno em sua aprendizagem sobre o conteúdo trabalhado, desenvolvendo também as capacidades de abstração e de generalização de padrões no estudante. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quebra-cabeça | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Triângulo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos. | - |
| Título: dc.title | O TEOREMA DE PITÁGORAS: UMA DEMONSTRAÇÃO EM SALA DE AULA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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