POLÍTICAS PÚBLICAS: A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorComoretto Parcianello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91291-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91291-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo apresentar, através de uma análise documental, um estudo sobre a valorização dos profissionais em educação ao longo da história e da Meta 17 e 18 do Plano Nacional de Educação PNE. Dessa maneira é objetivo garantir a valorização dos profissionais da educação básica, fazendo um breve apanhado da história desses profissionais, analisando fatores que influenciam a valorização dos mesmos, tais como a formação, o plano de carreira e o cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional. A metodologia utilizada na construção desse trabalho está fundamentada em uma revisão documental e conceitual. Desta forma ao serem analisados os documentos, a estrutura textual desse trabalho fez um apanhado sobre os acontecimentos envolvidos nas questões de valorização dos profissionais em educação básica que vão desde a história da valorização dos professores, entre a época da colonização do Brasil até os dias de hoje, como surgiu o PNE e quais suas intenções em relação à meta 17 referente à valorização dos profissionais em educação, e por último o que dizem os planos estaduais e municipais de educação sobre a meta em questão. Assim ao longo das discussões buscou-se discutir as diferenças apresentadas pelos Plano Estadual de Educação PEE do Rio Grande do sul do PNE Meta 17 e 18. Pode-se concluir que o PNE, bem como os demais documentos dos entes federativos, que estes objetivam incitar discussões sobre a possibilidade de concretização efetiva da valorização dos profissionais em educação, proporcionando a garantia da valorização tanto esperada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Profissionais. Políticas Públicas.-
Título: dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS: A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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