Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | ALLISON SABEDRA | - |
Autor(es): dc.creator | Jozye da Silva Guerra | - |
Autor(es): dc.creator | Renata Godinho Soares | - |
Autor(es): dc.creator | Patricia Becker Engers | - |
Autor(es): dc.creator | Jaqueline Copetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91290 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91290 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi verificar de que modo o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no subprojeto Educação Física da Universidade Federal do Pampa, contribuiu para a formação dos professores/residentes das escolas-campo participantes. Para a coleta de dados, foi realizada a sistematização dos objetivos principais do PRP, para embasar a formulação das 04 questões abertas para a investigação no presente estudo. As questões contemplaram os seguintes pontos: o auxílio do PRP na formação profissional dos residentes; residência pedagógica e estágio curricular; o fortalecimento do vínculo entre universidade e escola; e também propostas pedagógicas pensadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas foram organizadas em um formulário online e disponibilizadas para resposta dos residentes deste subnúcleo. Sendo que, 14 residentes responderam ao formulário de questões. Como resultados, no que se refere à formação profissional, segundo os residentes o programa auxilia de forma direta na sua imersão quanto professor, integração da teoria com a prática, bem como a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos. Em relação a comparação do programa e estágios curriculares, os residentes acreditam que a vivência dentro do programa oportuniza uma maior vivência em sala de aula, devido a carga horária ampliada, e ao processo de imersão e observação serem maiores do que no período de estágio curricular. Quanto ao fortalecimento de IES e escola, os participantes acreditam que resultados já vem surgindo, como no caso do preceptor por ser alguém que já está imerso no cotidiano escolar, onde posteriormente o residente atuará. Na última questão, referente à adequação do currículo de acordo com a BNCC, os residentes acreditam que devido as leituras do próprio documento, bem como artigos e outros como forma de embasar as especificidades do mesmo, auxiliaram de forma a organizar o planejamento de suas aulas. Os dados permitem concluir que o PRP vem contribuindo com a formação de novos professores por incentivar ações práticas durante as aulas nas escolas, além de aproximar os residentes da realidade escolar, do pensamento crítico, das práticas formativas focadas nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores, programa residência pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação inicial | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação física | - |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIPAMPA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: