AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIPAMPA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorALLISON SABEDRA-
Autor(es): dc.creatorJozye da Silva Guerra-
Autor(es): dc.creatorRenata Godinho Soares-
Autor(es): dc.creatorPatricia Becker Engers-
Autor(es): dc.creatorJaqueline Copetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91290-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91290-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo foi verificar de que modo o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no subprojeto Educação Física da Universidade Federal do Pampa, contribuiu para a formação dos professores/residentes das escolas-campo participantes. Para a coleta de dados, foi realizada a sistematização dos objetivos principais do PRP, para embasar a formulação das 04 questões abertas para a investigação no presente estudo. As questões contemplaram os seguintes pontos: o auxílio do PRP na formação profissional dos residentes; residência pedagógica e estágio curricular; o fortalecimento do vínculo entre universidade e escola; e também propostas pedagógicas pensadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estas foram organizadas em um formulário online e disponibilizadas para resposta dos residentes deste subnúcleo. Sendo que, 14 residentes responderam ao formulário de questões. Como resultados, no que se refere à formação profissional, segundo os residentes o programa auxilia de forma direta na sua imersão quanto professor, integração da teoria com a prática, bem como a oportunidade de aquisição de novos conhecimentos. Em relação a comparação do programa e estágios curriculares, os residentes acreditam que a vivência dentro do programa oportuniza uma maior vivência em sala de aula, devido a carga horária ampliada, e ao processo de imersão e observação serem maiores do que no período de estágio curricular. Quanto ao fortalecimento de IES e escola, os participantes acreditam que resultados já vem surgindo, como no caso do preceptor por ser alguém que já está imerso no cotidiano escolar, onde posteriormente o residente atuará. Na última questão, referente à adequação do currículo de acordo com a BNCC, os residentes acreditam que devido as leituras do próprio documento, bem como artigos e outros como forma de embasar as especificidades do mesmo, auxiliaram de forma a organizar o planejamento de suas aulas. Os dados permitem concluir que o PRP vem contribuindo com a formação de novos professores por incentivar ações práticas durante as aulas nas escolas, além de aproximar os residentes da realidade escolar, do pensamento crítico, das práticas formativas focadas nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores, programa residência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectformação inicial-
Palavras-chave: dc.subjecteducação física-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIPAMPA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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