A PONTENCIALIDADE DO BIOMA PAMPA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTauana de Lima-
Autor(es): dc.creatorCrisna Daniela Bierhalz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91288-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho intitulado A Potencialidade do Bioma Pampa na Alfabetização Científica através do Bioma Pampa tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e analisar a potencialidade do tema na alfabetização científica. O núcleo definiu como temática para as suas atividades no ano de 2019. A escolha do tema Bioma Pampa se justifica pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da Natureza. A prática foi desenvolvida em uma escola pública estadual da região da Campanha Gaúcha, com 24 alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 11 anos, 16 meninas e 8 meninos. A organização da atividade perpassa três momentos: roda de conversa, caça ao tesouro e desenho. A construção dos resultados foi construída a partir da análise das contribuições coletadas durante a roda de conversa e das representações gráficas, gerando duas categorias de discussão: (a) Potencialidade da roda de conversa para desenvolver conhecimentos sobre o Bioma Pampa; (b) Potencialidade do tema para desenvolver a alfabetização científica. Evidenciou-se que os discentes conseguiram elaborar e compreender o tema em estudo, dando indícios que é possível realizar a transição do senso comum para o saber científico. Trabalhando com o Bioma Pampa na temática proposta verificamos que a alfabetização científica contribui com o protagonismo do aluno alimentando sua criticidade. Conclui-se que atividades como esta são importantes para os alunos, pois eles estão inseridos no Bioma Pampa, tendo uma relação de pertencimento e sentido em seu cotidiano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica, Bioma Pampa, Ciências da Natureza, PIBID.-
Título: dc.titleA PONTENCIALIDADE DO BIOMA PAMPA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.