
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Tauana de Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Crisna Daniela Bierhalz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91288 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91288 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho intitulado A Potencialidade do Bioma Pampa na Alfabetização Científica através do Bioma Pampa tem como objetivo descrever a experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, vinculado ao curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e analisar a potencialidade do tema na alfabetização científica. O núcleo definiu como temática para as suas atividades no ano de 2019. A escolha do tema Bioma Pampa se justifica pela abrangência do tema proposto e pelas possibilidades interdisciplinares de explorar conteúdos científicos da área da Ciências da Natureza. A prática foi desenvolvida em uma escola pública estadual da região da Campanha Gaúcha, com 24 alunos de uma turma de 5° ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 11 anos, 16 meninas e 8 meninos. A organização da atividade perpassa três momentos: roda de conversa, caça ao tesouro e desenho. A construção dos resultados foi construída a partir da análise das contribuições coletadas durante a roda de conversa e das representações gráficas, gerando duas categorias de discussão: (a) Potencialidade da roda de conversa para desenvolver conhecimentos sobre o Bioma Pampa; (b) Potencialidade do tema para desenvolver a alfabetização científica. Evidenciou-se que os discentes conseguiram elaborar e compreender o tema em estudo, dando indícios que é possível realizar a transição do senso comum para o saber científico. Trabalhando com o Bioma Pampa na temática proposta verificamos que a alfabetização científica contribui com o protagonismo do aluno alimentando sua criticidade. Conclui-se que atividades como esta são importantes para os alunos, pois eles estão inseridos no Bioma Pampa, tendo uma relação de pertencimento e sentido em seu cotidiano. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica, Bioma Pampa, Ciências da Natureza, PIBID. | - |
| Título: dc.title | A PONTENCIALIDADE DO BIOMA PAMPA NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: