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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cristiane Geissler | - |
| Autor(es): dc.creator | Yuri Mastroiano | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia Frühauf Firme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91287 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91287 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho apresenta uma atividade de ensino com a proposta de uma intervenção prática, onde se teve o intuito de vincular o estudo da educação estético ambiental com o conteúdo programático de química orgânica. Que teve por objetivo principal a sensibilização dos sentidos por meio da temática estético ambiental, desenvolvida em uma escola estadual da rede de ensino da cidade de Bagé-RS, em uma turma de 3° ano do ensino médio, turno noturno, com uma população amostral de 11 educandos durante o primeiro semestre de 2019. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um pré-teste e pós-teste que visavam a sondagem dos conhecimentos prévios dos educandos diante da temática explorada e da nova visão dos mesmos perante a execução destas intervenções respectivamente. A atividade se constituiu a partir da leitura de um texto inicial sobre a educação estético ambiental e posteriormente a realização de duas intervenções didáticas práticas: a primeira intitulada de: “O autocuidado através das sensações” e a segunda: “Como colocar-se no lugar do outro?” respectivamente. Durante a realização deste trabalho, foi notório o envolvimento dos educandos diante das atividades desenvolvidas perfazendo a importância de aulas contextualizadas com o meio ao qual se está inserido. Sendo perceptível que, a sensibilização dos sentidos possibilita ao aprendiz o despertar de novas sensações e experiências/vivências que contribuem para a formação científica e humana dos educandos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sensibilização, emoções, ambiental. | - |
| Título: dc.title | “Sensibilização para a Educação Estético-Ambiental: A Química das emoções.” | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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