“Sensibilização para a Educação Estético-Ambiental: A Química das emoções.”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCristiane Geissler-
Autor(es): dc.creatorYuri Mastroiano-
Autor(es): dc.creatorMárcia Frühauf Firme-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91287-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma atividade de ensino com a proposta de uma intervenção prática, onde se teve o intuito de vincular o estudo da educação estético ambiental com o conteúdo programático de química orgânica. Que teve por objetivo principal a sensibilização dos sentidos por meio da temática estético ambiental, desenvolvida em uma escola estadual da rede de ensino da cidade de Bagé-RS, em uma turma de 3° ano do ensino médio, turno noturno, com uma população amostral de 11 educandos durante o primeiro semestre de 2019. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um pré-teste e pós-teste que visavam a sondagem dos conhecimentos prévios dos educandos diante da temática explorada e da nova visão dos mesmos perante a execução destas intervenções respectivamente. A atividade se constituiu a partir da leitura de um texto inicial sobre a educação estético ambiental e posteriormente a realização de duas intervenções didáticas práticas: a primeira intitulada de: “O autocuidado através das sensações” e a segunda: “Como colocar-se no lugar do outro?” respectivamente. Durante a realização deste trabalho, foi notório o envolvimento dos educandos diante das atividades desenvolvidas perfazendo a importância de aulas contextualizadas com o meio ao qual se está inserido. Sendo perceptível que, a sensibilização dos sentidos possibilita ao aprendiz o despertar de novas sensações e experiências/vivências que contribuem para a formação científica e humana dos educandos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectSensibilização, emoções, ambiental.-
Título: dc.title“Sensibilização para a Educação Estético-Ambiental: A Química das emoções.”-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.