PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO BIOMA PAMPA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBruna Padilha-
Autor(es): dc.creatorMarcelo da rosa-
Autor(es): dc.creatorCrisna Daniela Bierhalze-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91286-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91286-
Descrição: dc.descriptionO trabalho socializa uma proposta pedagógica sobre o tema Biomas Brasileiros desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - campus Dom Pedrito. Elaborada com os objetivos: identificar os biomas e sua diversidade; reconhecer a importância do bioma Pampa, bem como suas principais características e analisar criticamente as consequências do processo de degradação do solo para o bioma. Como metodologia utilizamos uma proposta didática desenvolvida em uma escola pública do município, com 19 alunos, organizada em quatro momentos: discussão sobre os biomas brasileiros, dominó dos biomas, utilização das tecnologias como Qr-code e redes sociais como facebook e o experimento sobre degradação do solo. Os resultados foram coletados a partir da utilização de um mapa no qual os estudantes identificaram os biomas, construíram uma legenda e identificavam características de cada um deles. Destaca-se que 19 estudantes demonstraram domínio conceitual no que tange às características dos seis Biomas. Em relação ao bioma 17 estudantes elencaram as características: campos sulinos, vegetação campestre e clima subtropical. Constatou-se que o mapa facilitou a compreensão sobre os biomas de forma geral, bem como oportunizou aos estudantes o desenvolvimento do pertencimento. A atividade experimental sobre a degradação do solo contribui para que os alunos reconhecem nas amostras características do solo do Bioma Pampa e a importância de ações concretas para a preservação do mesmo. Acredita-se que a utilização de tecnologias aliada ao cotidiano dos indivíduos auxilia no processo de aprendizagem. Compreendemos com o planejamento e desenvolvimento desta proposta pedagógica que a escolha do tema e a diversificação de recursos são fundamentais para instigar a curiosidade e mobilizar a participação dos estudantes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBiD;Biomas;Proposta Didática.-
Título: dc.titlePROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO BIOMA PAMPA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.