
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruna Padilha | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo da rosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Crisna Daniela Bierhalze | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91286 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91286 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho socializa uma proposta pedagógica sobre o tema Biomas Brasileiros desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - campus Dom Pedrito. Elaborada com os objetivos: identificar os biomas e sua diversidade; reconhecer a importância do bioma Pampa, bem como suas principais características e analisar criticamente as consequências do processo de degradação do solo para o bioma. Como metodologia utilizamos uma proposta didática desenvolvida em uma escola pública do município, com 19 alunos, organizada em quatro momentos: discussão sobre os biomas brasileiros, dominó dos biomas, utilização das tecnologias como Qr-code e redes sociais como facebook e o experimento sobre degradação do solo. Os resultados foram coletados a partir da utilização de um mapa no qual os estudantes identificaram os biomas, construíram uma legenda e identificavam características de cada um deles. Destaca-se que 19 estudantes demonstraram domínio conceitual no que tange às características dos seis Biomas. Em relação ao bioma 17 estudantes elencaram as características: campos sulinos, vegetação campestre e clima subtropical. Constatou-se que o mapa facilitou a compreensão sobre os biomas de forma geral, bem como oportunizou aos estudantes o desenvolvimento do pertencimento. A atividade experimental sobre a degradação do solo contribui para que os alunos reconhecem nas amostras características do solo do Bioma Pampa e a importância de ações concretas para a preservação do mesmo. Acredita-se que a utilização de tecnologias aliada ao cotidiano dos indivíduos auxilia no processo de aprendizagem. Compreendemos com o planejamento e desenvolvimento desta proposta pedagógica que a escolha do tema e a diversificação de recursos são fundamentais para instigar a curiosidade e mobilizar a participação dos estudantes | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBiD;Biomas;Proposta Didática. | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO BIOMA PAMPA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: