RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXII

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKaren Zambão-
Autor(es): dc.creatorGalleno Assunção-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:52:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:52:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91285-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91285-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho possui o objetivo de relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto História no ano de 2018/2019 que ocorreram no Colégio Estadual João XXIII, localizado na cidade de Irati - PR. O PIBID oferece aos acadêmicos uma oportunidade única de vivenciar o dia a dia das escolas brasileiras, proporcionando uma relação mais estreita entre as instituições de ensino superior e as de ensino básico, provendo melhorias para os estudantes de ambas as instituições, uma vez que oferece inúmeras experiências formativas para os acadêmicos que ainda na graduação possuem a oportunidade de estar em uma escola convivendo com todas as situações de ela apresenta, e tendo proximidade com os estudantes, fazendo assim que as teorias da universidade entrem em choque com a realidade escolar, e por tanto, os acadêmicos tem a chance de refletir mais amplamente sobre a sua futura carreira. Enquanto que para os alunos das instituições básicas de ensino é oferecido o contato com a universidade e com os acadêmicos, criando uma relação única que melhora a aprendizagem dos mesmos, pois os pibidianos sempre tentam levar novidades para a escola e para a sala de aula, fazendo com que o interesse dos estudantes sobre os temas trabalhados aumentem tanto pela diversidade de métodos que são aplicados quanto pela novidade de estar com pessoas novas que eles não estavam acostumados. Sendo assim, nesse artigo iremos analisar como essas experiências influenciam na nossa formação como futuros professores, fazendo primeiramente o relato de nossas intervenções e depois uma breve reflexão sobre elas, utilizando de autores como Bianchi ou Choppin para ajudar na nossa reflexão, pois a partir delas podemos concluir que é imprescindível que este programa de tamanha importância para tantos estudantes continue ativo e sempre melhorando, pois muitas vezes somente com o estágio supervisionado das universidades que possuem cargas horárias pequenas não é possível perceber todas as dinâmicas que envolvem o ensino em uma escola pública brasileira.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID história-
Palavras-chave: dc.subjectRelato de experiências;-
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXII-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.