RESGATE DA FEIRA DOS SABERES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCleusa Maria Mancilia-
Autor(es): dc.creatorFranciele Braz de Oliveira Coelho-
Autor(es): dc.creatorMaria Acosta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91284-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91284-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca relatar o resgate à feira dos Saberes de uma escola estadual do município de Dom Pedrito- RS, região da Campanha Gaúcha. As atividades descritas nesse trabalho estão vinculadas ao Programa Residência Pedagógica (CAPES). A feira de Saberes foi intitulada neste contexto como “Resifeira, por se tratar de uma intervenção realizada pelo grupo de acadêmicos do curso de Ciências da Natureza – Licenciatura que atuam como residentes na escola, acompanhados da professora que atua preceptora e de seus orientadores. A feira tem por objetivo envolver os alunos da Educação Básica nessa prática, sendo que, por dois anos essa atividade esteve inativa na escola. Ensinar não é uma tarefa fácil e requer propor possibilidades ao aluno afim de que construa competências e habilidades frente aos conhecimentos científicos. O Ensino de Ciências da Natureza também tem suas peculiaridades, sendo esta, uma área que contempla conceitos abstratos e complexos, havendo assim, a necessidade de inovação em metodologias e recursos, que envolvam o cotidiano do aluno, desmitificando o ensino de Ciências. A feira de Saberes nesta escola tem uma tradição de anos, sendo uma ação que abrange noções científicas, atividades práticas, pesquisa, e a busca pelo conhecimento, assim envolvendo o aluno nas etapas propostas. O resgate da feira contempla os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, da modalidade do Curso Normal e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - fundamental e médio. A organização da “Resifeira” teve sua base metodológica alicerçada na proposta dos três momentos pedagógicos (TMP), a qual prevê três distintas etapas, a saber: (I) Problematização Inicial, (II) Organização do Conhecimento e (III) Aplicação do Conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990). Desta forma, antecedendo o momento de realização da feira na escola, o grupo de Residência Pedagógica, organizou oficinas que prepararam e motivaram os participantes para a organização de trabalhos. Estas ações serão detalhadas neste trabalho com o intuito de incentivar outras escolas na promoção deste importante espaço de construção de conhecimento junto à comunidade escolar. Com a dinamização da Resifeira e a divulgação dos resultados obtidos, espera-se contribuir com o Ensino de Ciências da Natureza, apresentando novas formas de abordagem da área, além de auxiliar outros grupos vinculados ao Residência Pedagógica na organização e promoção de ações nas escolas-campo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResifeira;Educação Básica;Ensino de Ciências da Natureza.-
Título: dc.titleRESGATE DA FEIRA DOS SABERES EM UMA ESCOLA PÚBLICA ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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