
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Leda Machado | - |
| Autor(es): dc.creator | Leonardo Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Luana Amaral | - |
| Autor(es): dc.creator | Crisna Daniela Bierhalz | - |
| Autor(es): dc.creator | Danielle Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91283 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91283 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho socializa uma intervenção pedagógica desenvolvida com uma turma de oitavo ano, de uma escola municipal de ensino fundamental da região da Campanha Gaúcha. Teve como público 20 alunos com idades entre 13 a 16 anos. A atividade foi elaborada e desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, campus Dom Pedrito, com o acompanhamento da supervisão docente. A intervenção sobre os Biomas Brasileiros, com ênfase no Bioma Pampa, foi organizada em quatro momentos: nuvem de palavras, roda de conversa, mapa com legenda e trilha sobre preservação ambiental. Esta escrita socializa esta intervenção e analisa a potencialidade desta proposta na construção conceitual dos estudantes da Educação Básica, bem como analisa a potencialidade formativa para os bolsistas do PIBID Ciências da Natureza. Como resultados percebeu-se que os alunos nunca haviam trabalhado com legenda e apresentaram bastante dificuldade na interpretação dos dados. Em relação à vegetação apresentaram um conhecimento limitado, já em relação ao clima subtropical todos mencionaram aspectos, como exemplo as quatro estações bem definidas. Em relação a possibilidade formativa vivida pelos bolsistas do Pibid com a intervenção pedagógica sobre Bioma Pampa, constata-se como relevante, pois proporciona para a maioria o primeiro contato com a sala de aula e com o ambiente escolar, fato que em muitas situações é proporcionado somente no estágio supervisionado. Concluímos que o trabalho com o tema Bioma Pampa é relevante pois trata-se do local no qual estamos inseridos e precisamos desenvolver hábitos de preservação, tanto com o nosso ambiente, como com a nossa cultura. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | : Intervenção pedagógica, Bioma Pampa, PIBID. | - |
| Título: dc.title | A Importância do Bioma Pampa para a Formação. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: