Os alunos de Escolas Públicas conhecem as vidrarias?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLuiza Pereira Leal-
Autor(es): dc.creatorBruno Rodrigues Medeiros-
Autor(es): dc.creatorMiguel Ribeiro Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91282-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91282-
Descrição: dc.descriptionIntrodução;O trabalho consiste em uma aula experimental aplicada por um grupo de pibidianos na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira, situada em região periférica do município de Bagé-RS, em duas turmas de primeiro ano do EJA, que tem por objetivo demonstrar o laboratório e suas vidrarias, para isso foi realizado um questionário no início da aula, onde foi possível analisar o conhecimento prévio dos alunos, e outro ao final, para saber o quanto de informação os alunos absorveram e se já haviam ido ao laboratório. Por meio desses questionários obtivemos os resultados para analisar os dados e discuti-los à respeito da aprendizagem dos alunos.Metodologia;Utilizando-se do método de aula expositiva e dialogada, através de slides com fotos de vidrarias e legendas sobre suas utilidades, para ajudar os discentes a compreender mais sobre o laboratório e seus equipamentos. Durante os períodos de aula, foi executado um questionário sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre as vidrarias, logo após, foram conduzidos à bancada para realizar os dois experimentos, onde eles tiveram contato com as vidrarias para execução do mesmo.Experimento 1 (água e sal) e 2 (água e óleo) que consistiam em misturá-los, para obterem misturas homogêneas e heterogêneas. No final foi aplicado o segundo questionário, para saber o quanto os alunos assimilaram sobre o assunto. Com base nos questionários obtivemos os resultados para análise e discussão.Resultados;Os resultados foram obtidos através dos questionários aplicados no início e no final da aula, em duas turmas do EJA que tiveram a aula no mesmo período, totalizando 41 alunos.Resultados iniciais: No questionário do início da aula dos 41 alunos apenas 2 responderam que já haviam ido ao laboratório, 23 que já haviam ouvido falar sobre vidrarias (apenas 3 sabiam o nome de alguma vidraria), e 36 gostariam de voltar ao laboratório. Resultados Finais: No questionário do final da aula dos 41 alunos obviamente 41 responderam que já haviam ido ao laboratório, 41 que já haviam ouvido falar sobre vidrarias, 35 alunos souberam escrever os nomes de algumas vidrarias ( 20 béquer, 12 erlenmeyer, 15 espátula, 11 balão volumétrico, 5 proveta, 3 pipeta), e no final todos os 41 discentes marcaram que gostariam de voltar ao laboratório. Discussão;Os resultados encontrados sugerem que praticamente todos os alunos jamais tinham ido ao laboratório, foi isto que nos motivou a preparar esta aula e os questionários como objeto de análise, para demonstrar que poucos alunos têm ou tiveram a sorte de irem ao laboratório, e com base nessas análises foi quase unânime à falta de conhecimento sobre as vidrarias e suas funções.Conclusão;Concluiu-se que a proposta desta aula foi satisfatória, pois cumpriu com o objetivo esperado, e que foi de extrema importância para nós como pibidianos e futuros docentes, tornar à ensino-aprendizagem mais significativa, tornando os alunos protagonistas da sua formação.Referências;Apresentação das Principais Vidrarias de Laboratório. - UNESP. Disponível em http://www2.fc.unesp.br/lvq/prexp02.htm. Acesso em 17/04/19. Às 10:00hrs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem, vidrarias-
Título: dc.titleOs alunos de Escolas Públicas conhecem as vidrarias?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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