Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Quéli Piecha | - |
Autor(es): dc.creator | Caroline dos Santos Xavier | - |
Autor(es): dc.creator | Jéssie Haigert Sudati | - |
Autor(es): dc.creator | Janaína Viário Carneiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91279 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91279 | - |
Descrição: dc.description | Aulas tradicionais do estudo de microbiologia dificilmente despertam o interesse dos alunos. Deste modo buscam-se alternativas viáveis para que os alunos compreendam conceitos e os contextualize. Dentre as alternativas, as atividades práticas ganham um destaque importante, pois além de contribuir de maneira significativa para o aprendizado do aluno, faz com que os mesmos atuem diretamente no contexto da atividade com o intuito obter o conhecimento. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo proporcionar o conhecimento científico a partir do desenvolvimento de prática laboratorial voltada aos microrganismos. Os sujeitos participantes da atividade foram alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. A prática realizou-se em dois momentos: o primeiro momento ocorreu em sala de aula, onde a professora regente orientou seus alunos a desenvolver a observação a partir de fatias de pão colocadas em embalagens plásticas com algodão. Foram duas embalagens com pão, uma destas com algodão seco e outra com algodão umedecido em água. Por alguns dias, em torno de 15 a 20 dias, as fatias ficaram reservadas e os alunos realizaram a observação/registro/análise. No segundo momento, as acadêmicas do Curso Ciências da Natureza – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, desenvolveram no laboratório de Ciências da Escola, observações na estrutura das colônias de fungos, cultivada pelos mesmos nas fatias de pão, utilizando microscópios e lupas eletrônicas. Na primeira etapa da atividade no laboratório, os alunos foram orientados a relatar de acordo com o que observaram nas fatias de pães que os mesmos haviam utilizado em seu experimento. Após, observaram no microscópio as estruturas geradas a partir dos fungos (mofo do pão). Os fungos foram retirados do próprio experimento que a regente iniciou a atividade em sala de aula. As acadêmicas realizaram a observação das colônias, com auxílio de lâminas e lamínulas, e explicaram o preparo destas lâminas. Também se utilizou as lupas eletrônicas, com o intuito de proporcionar uma análise mais coesa e clara, além de oferecer possibilidades distintas de observação a partir de dois equipamentos distintos. Percebeu-se a motivação dos alunos ao participar de uma atividade prática e que os mesmos realizaram suas observações desde o inicio da proposta apresentada pela regente da turma. O momento de observação, tanto no microscópio quanto na lupa foi de muita curiosidade e atenção, pois os alunos ao final da atividade desenvolveram um esboço (desenho) de sua observação. Desta forma, as aulas no laboratório de ciências promoveram a contextualização e a aprendizagem de maneira que os mesmos puderam questionar e ampliar a visão sobre o entendimento de conteúdos complexos como o caso dos microrganismos, especialmente o estudo de fungos. Assim como uma colaboração entre Universidade e Escola com o foco no ensino, para que juntos proporcionem uma aprendizagem dinâmica e prazerosa interligando distintas maneiras de ensinar conceitos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências, Atividade prática, Microrganismos, Contextualização. | - |
Título: dc.title | Relato de experiência em Ensino de Ciências: atividade prática microbiana | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: