Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Guilherme Silva Toldo | - |
Autor(es): dc.creator | Gabriel Azevedo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Lavínia de Moura Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91277 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91277 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem por objetivo relatar o trabalho aplicado com turmas de 9° anos da Escola CAIC Madezatti em São Leopoldo, Rio Grande Do Sul, estando vinculado ao projeto PIBID/História - UNISINOS. O trabalho dialoga entre a história pública ao qual cria uma personagem e a figura histórica a ser memorada, buscando compreender a percepção dessa diferença entre personagem cinematográfica e a pessoa de Frida Kahlo, pelos estudantes. Como enfatiza Almeida: “a história pública é uma possibilidade não apenas de conservação e divulgação da história, mas de um conhecimento pluridisciplinar atento aos processos sociais, às suas mudanças e tensões” (Almeida, 2011, p.05). Entende-se como uma construção social, uma história que se constitui e ultrapassa os muros da academia, mesmo tendo-a como base. Também destaca-se a diversidade de assuntos que podem ser tratados com apenas um filme, nesse caso o longa, “FRIDA” de Julie Taymor, 2002. O filme aborda diversas temáticas que estão ligados a história de Frida, como o muralismo, a revolução, a política, as artes e as figuras históricas de Diego Riveira, Leon Trótski e Josef Stalin. É necessariamente diferente, como sabemos, a visão histórica que aparece nas telas de cinema daquelas deferidas pelos textos históricos escritos. Contudo, os historiadores não deveriam olhar o cinema como “fantasia” ou “entretenimento” apenas, mas sim pensa-los como mais uma das formas com as quais se construiu e se constrói o conhecimento histórico na atualidade (BALDISSERA; BRUINELLI, 2014, p. 25). Observa-se o vasto campo de trabalho que essa ferramenta gera para o docente e para os discentes, quando bem aplicada como suporte pedagógico. Após a apresentação do longa, foram construídas aulas dos assuntos expostos, havendo seminários, discussões e apresentações do conteúdo proposto. Contudo, após a aplicação da aula, que visava compreender a história da pessoa Frida Kahlo, percebeu-se, como já esperado, uma visão fictícia da personagem por parte dos alunos que foi posteriormente trabalhada e que aqui será discutida. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frida Kahlo; | - |
Título: dc.title | A sétima arte como ferramenta pedagógica: Frida! Uma imagem, uma personagem e uma historia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: