A sétima arte como ferramenta pedagógica: Frida! Uma imagem, uma personagem e uma historia

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Autor(es): dc.creatorGuilherme Silva Toldo-
Autor(es): dc.creatorGabriel Azevedo de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorLavínia de Moura Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91277-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo tem por objetivo relatar o trabalho aplicado com turmas de 9° anos da Escola CAIC Madezatti em São Leopoldo, Rio Grande Do Sul, estando vinculado ao projeto PIBID/História - UNISINOS. O trabalho dialoga entre a história pública ao qual cria uma personagem e a figura histórica a ser memorada, buscando compreender a percepção dessa diferença entre personagem cinematográfica e a pessoa de Frida Kahlo, pelos estudantes. Como enfatiza Almeida: “a história pública é uma possibilidade não apenas de conservação e divulgação da história, mas de um conhecimento pluridisciplinar atento aos processos sociais, às suas mudanças e tensões” (Almeida, 2011, p.05). Entende-se como uma construção social, uma história que se constitui e ultrapassa os muros da academia, mesmo tendo-a como base. Também destaca-se a diversidade de assuntos que podem ser tratados com apenas um filme, nesse caso o longa, “FRIDA” de Julie Taymor, 2002. O filme aborda diversas temáticas que estão ligados a história de Frida, como o muralismo, a revolução, a política, as artes e as figuras históricas de Diego Riveira, Leon Trótski e Josef Stalin. É necessariamente diferente, como sabemos, a visão histórica que aparece nas telas de cinema daquelas deferidas pelos textos históricos escritos. Contudo, os historiadores não deveriam olhar o cinema como “fantasia” ou “entretenimento” apenas, mas sim pensa-los como mais uma das formas com as quais se construiu e se constrói o conhecimento histórico na atualidade (BALDISSERA; BRUINELLI, 2014, p. 25). Observa-se o vasto campo de trabalho que essa ferramenta gera para o docente e para os discentes, quando bem aplicada como suporte pedagógico. Após a apresentação do longa, foram construídas aulas dos assuntos expostos, havendo seminários, discussões e apresentações do conteúdo proposto. Contudo, após a aplicação da aula, que visava compreender a história da pessoa Frida Kahlo, percebeu-se, como já esperado, uma visão fictícia da personagem por parte dos alunos que foi posteriormente trabalhada e que aqui será discutida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectFrida Kahlo;-
Título: dc.titleA sétima arte como ferramenta pedagógica: Frida! Uma imagem, uma personagem e uma historia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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