
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Thaís Arrebola | - |
| Autor(es): dc.creator | Geovana Pinheiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Thaynára Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Vanessa Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Natalina Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91276 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91276 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a organização e planejamento de uma atividade desenvolvida com os pais e responsáveis dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo deste texto é o de refletir sobre a importância do estudo, organização e planejamento do pedagogo-gestor no que tange ao trabalho de condução de processos democráticos de participação com a finalidade de assegurar melhores condições de ensino e aprendizagem dos estudantes. A fundamentação teórica pautou-se em Saviani (1985); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012); Libâneo (2004); Machado e Calvi (2007); Moura et al (2010); Sforni e Galuch (2006), além de documentos legais. O fio condutor teórico-metodológico tem como base a Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky. A atividade foi desenvolvida por um grupo de acadêmicas do 4º ano do curso de Pedagogia da UEM, que fazem parte do “Programa Residência Pedagógica” em Pedagogia - núcleo Gestão Escolar, no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM, no primeiro semestre do ano de 2019. A intervenção inseriu-se na necessidade de construir um processo democrático envolvendo pais e/ou responsáveis, residentes, pedagogas e a Universidade. Verificamos que o estudo, o planejamento, a pesquisa e a problematização são aspectos anteriores à atividade do pedagogo-gestor. Há necessidade de sistematização e apropriação do conhecimento científico e técnico, para que a ação desenvolvida tenha sentido e significado para quem media e, consequentemente, abrangerá quem participa. Com a concretização da atividade foi possível compreendermos a complexidade do trabalho do pedagogo-gestor, para conduzir e efetivar a gestão do ensino numa perspectiva democrática. O planejamento, estudo e a apropriação dos elementos teóricos e práticos, especialmente sobre a função social da escola, por parte do pedagogo-gestor, se mostrou fundamental para envolver e aproximar a comunidade escolar: escola e famílias juntas, no sentido de avançar em relação à formação geral e desempenho escolar dos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogo-Gestor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Título: dc.title | O PEDAGOGO-GESTOR E A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS DA COMUNIDADE: relato da atividade de residentes em Pedagogia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: