O PEDAGOGO-GESTOR E A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS DA COMUNIDADE: relato da atividade de residentes em Pedagogia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorThaís Arrebola-
Autor(es): dc.creatorGeovana Pinheiro-
Autor(es): dc.creatorThaynára Moreira-
Autor(es): dc.creatorVanessa Freitas-
Autor(es): dc.creatorNatalina Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91276-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91276-
Descrição: dc.descriptionEste artigo trata-se de um relato de experiência sobre a organização e planejamento de uma atividade desenvolvida com os pais e responsáveis dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I. O objetivo deste texto é o de refletir sobre a importância do estudo, organização e planejamento do pedagogo-gestor no que tange ao trabalho de condução de processos democráticos de participação com a finalidade de assegurar melhores condições de ensino e aprendizagem dos estudantes. A fundamentação teórica pautou-se em Saviani (1985); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012); Libâneo (2004); Machado e Calvi (2007); Moura et al (2010); Sforni e Galuch (2006), além de documentos legais. O fio condutor teórico-metodológico tem como base a Teoria Histórico-Cultural, de Vygotsky. A atividade foi desenvolvida por um grupo de acadêmicas do 4º ano do curso de Pedagogia da UEM, que fazem parte do “Programa Residência Pedagógica” em Pedagogia - núcleo Gestão Escolar, no Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM, no primeiro semestre do ano de 2019. A intervenção inseriu-se na necessidade de construir um processo democrático envolvendo pais e/ou responsáveis, residentes, pedagogas e a Universidade. Verificamos que o estudo, o planejamento, a pesquisa e a problematização são aspectos anteriores à atividade do pedagogo-gestor. Há necessidade de sistematização e apropriação do conhecimento científico e técnico, para que a ação desenvolvida tenha sentido e significado para quem media e, consequentemente, abrangerá quem participa. Com a concretização da atividade foi possível compreendermos a complexidade do trabalho do pedagogo-gestor, para conduzir e efetivar a gestão do ensino numa perspectiva democrática. O planejamento, estudo e a apropriação dos elementos teóricos e práticos, especialmente sobre a função social da escola, por parte do pedagogo-gestor, se mostrou fundamental para envolver e aproximar a comunidade escolar: escola e famílias juntas, no sentido de avançar em relação à formação geral e desempenho escolar dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogo-Gestor-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Título: dc.titleO PEDAGOGO-GESTOR E A ORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS DA COMUNIDADE: relato da atividade de residentes em Pedagogia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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