Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jhonatan Camargo | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Panossian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:58:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:58:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91274 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91274 | - |
Descrição: dc.description | Como atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos do 6º e 7º ano da manhã do Colégio Estadual Dom Pedro II. A proposta inicial do Clube foi a de trabalhar com assuntos e temas que não são abordados, normalmente, na Base Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Durante as aulas foi levantada, mais de uma vez, a dúvida dos alunos sobre o uso ou não uso da calculadora em sala de aula. Procurando uma maneira de responder a pergunta dos alunos e entender o preconceito de alguns professores perante o uso da calculadora, foram elaboradas e desenvolvidas duas aulas utilizando a calculadora como principal meio didático. A primeira aula foi exclusivamente em torno do ensino do uso da calculadora como ferramenta, ensinando noções básicas e atividades gerais, sem ter um tema específico (a atividade da tecla quebrada, por exemplo). A segunda aula foi focada inteiramente no ensino da equação do primeiro grau com o uso da calculadora, construindo uma noção intuitiva do que era a equação através de uma atividade que utilizava a tecla de memória da calculadora fx-82MS para montar sistemas de equações na própria calculadora antes mesmo do aluno saber o que era um sistema propriamente dito. Para preparação das atividades, foi considerado como base teórica a pedagogia relacional enunciada por Fernando Becker em seu texto “modelos pedagógicos e modelos epistemológicos”, conceitos de tecnologia na educação criados pelo autor americano Marc Prensky, criador de termos como “nativos digitais”, o texto sobre o uso da calculadora em sala de aula de Francisco Lorente e o livro Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação da professora Vani Kenski. As atividades proporcionaram aos alunos e professores uma visão e método diferente de como a calculadora poderia ser utilizada em sala de aula, trazendo resultados extremamente satisfatórios. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | equação do primeiro grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | tecnologia. | - |
Título: dc.title | O uso da calculadora no ensino de equação do primeiro grau para alunos do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: