O uso da calculadora no ensino de equação do primeiro grau para alunos do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJhonatan Camargo-
Autor(es): dc.creatorMaria Panossian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91274-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91274-
Descrição: dc.descriptionComo atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, foi organizado um Clube de Matemática com alunos do 6º e 7º ano da manhã do Colégio Estadual Dom Pedro II. A proposta inicial do Clube foi a de trabalhar com assuntos e temas que não são abordados, normalmente, na Base Comum Curricular (BNCC) referente ao ano letivo dos alunos. Durante as aulas foi levantada, mais de uma vez, a dúvida dos alunos sobre o uso ou não uso da calculadora em sala de aula. Procurando uma maneira de responder a pergunta dos alunos e entender o preconceito de alguns professores perante o uso da calculadora, foram elaboradas e desenvolvidas duas aulas utilizando a calculadora como principal meio didático. A primeira aula foi exclusivamente em torno do ensino do uso da calculadora como ferramenta, ensinando noções básicas e atividades gerais, sem ter um tema específico (a atividade da tecla quebrada, por exemplo). A segunda aula foi focada inteiramente no ensino da equação do primeiro grau com o uso da calculadora, construindo uma noção intuitiva do que era a equação através de uma atividade que utilizava a tecla de memória da calculadora fx-82MS para montar sistemas de equações na própria calculadora antes mesmo do aluno saber o que era um sistema propriamente dito. Para preparação das atividades, foi considerado como base teórica a pedagogia relacional enunciada por Fernando Becker em seu texto “modelos pedagógicos e modelos epistemológicos”, conceitos de tecnologia na educação criados pelo autor americano Marc Prensky, criador de termos como “nativos digitais”, o texto sobre o uso da calculadora em sala de aula de Francisco Lorente e o livro Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação da professora Vani Kenski. As atividades proporcionaram aos alunos e professores uma visão e método diferente de como a calculadora poderia ser utilizada em sala de aula, trazendo resultados extremamente satisfatórios.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora-
Palavras-chave: dc.subjectequação do primeiro grau-
Palavras-chave: dc.subjecttecnologia.-
Título: dc.titleO uso da calculadora no ensino de equação do primeiro grau para alunos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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