A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorThainá Takemoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91273-
Descrição: dc.descriptionA presente proposta de comunicação se configura como um relato de experiência acerca da experiência docente de dois graduandos em História na Universidade da Região de Joinville durante o período como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. O referido programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e objetiva promover a imersão do futuro docente na educação básica, proporcionando experiências tanto teóricas como práticas ainda na graduação. Entre as vivências tidas pelos proponentes, destacam-se os grupos de estudo realizados com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB); Oficina de paleografia; projetos de ensino sobre temas que normalmente não conseguem ser trabalhados em sala de aula, por falta de tempo do professor da educação básica; oficinas de História Oral e demais atividades desenvolvidas durante o ano. Com esta comunicação, pretendemos apresentar as experiências proporcionadas pelo programa e destacar sua importância durante a trajetória acadêmica de futuros profissionais da educação. Mas é necessário Entretanto, destaca-se também destacar algumas dificuldades obtidas durante essa trajetória: A primeira foi a extensa carga horária exigida, contando com 450 horas para cumprir em um curto período de tempo é um grande desafio, ainda mais em final de graduação; além disso, conciliar as demandas do Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado (disciplina exigida pela Univille) e demais atividades é bastante conflitante, pois os estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille) que fazem parte do Programa estão no último ano da graduação. A partir desses vieses pretende-se estabelecer uma problematização sobre os impasses e contribuições que o programa traz aos estudantes em seu primeiro ano de existência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectdocência-
Palavras-chave: dc.subjectUniville-
Título: dc.titleA DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.