
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Thainá Takemoto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91273 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91273 | - |
| Descrição: dc.description | A presente proposta de comunicação se configura como um relato de experiência acerca da experiência docente de dois graduandos em História na Universidade da Região de Joinville durante o período como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. O referido programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e objetiva promover a imersão do futuro docente na educação básica, proporcionando experiências tanto teóricas como práticas ainda na graduação. Entre as vivências tidas pelos proponentes, destacam-se os grupos de estudo realizados com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB); Oficina de paleografia; projetos de ensino sobre temas que normalmente não conseguem ser trabalhados em sala de aula, por falta de tempo do professor da educação básica; oficinas de História Oral e demais atividades desenvolvidas durante o ano. Com esta comunicação, pretendemos apresentar as experiências proporcionadas pelo programa e destacar sua importância durante a trajetória acadêmica de futuros profissionais da educação. Mas é necessário Entretanto, destaca-se também destacar algumas dificuldades obtidas durante essa trajetória: A primeira foi a extensa carga horária exigida, contando com 450 horas para cumprir em um curto período de tempo é um grande desafio, ainda mais em final de graduação; além disso, conciliar as demandas do Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado (disciplina exigida pela Univille) e demais atividades é bastante conflitante, pois os estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille) que fazem parte do Programa estão no último ano da graduação. A partir desses vieses pretende-se estabelecer uma problematização sobre os impasses e contribuições que o programa traz aos estudantes em seu primeiro ano de existência. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Univille | - |
| Título: dc.title | A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: