
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Paraná | - |
| Autor(es): dc.creator | Caroline Moretti | - |
| Autor(es): dc.creator | Damaris Lessmann | - |
| Autor(es): dc.creator | Jehiny Eloise | - |
| Autor(es): dc.creator | Leticia Yoshie Kochi | - |
| Autor(es): dc.creator | Leonir Lorenzetti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91272 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91272 | - |
| Descrição: dc.description | No ensino de ciências muitas vezes ocorre o desinteresse dos alunos, que acham o conteúdo complexo, sem aplicabilidade e vinculação com a vida. O ensino promovido possui muitas características do ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos são considerados passivos no processo de ensino e aprendizagem (NICOLA; PANIZ, 2017). Dessa forma, não há um aprendizado significativo por parte dos alunos. O presente trabalho fez parte da disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Química para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sendo desenvolvido em duas etapas: análise de livros didáticos e elaboração de uma Sequência Didática, caracterizando-se como uma pesquisa documental e descritiva. Foram selecionados três livros aprovados pelo PNLD: Investigar e Conhecer, de Sônia Lopes (2015); Ciências da Natureza, de Killner e Nery (2015) e Projeto Teláris de Gewandsznajder (2016), sendo analisados os seguintes parâmetros no Livro de Ciências do 9º ano: Contextualização, Interdisciplinaridade, Abordagem CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Momentos Pedagógicos e Situações de Estudo, Recursos Didáticos, Experimentação, Avaliação, e construção um Mapa Conceitual sobre a temática analisada. Após a análise dos livros foi elaborado uma sequência didática sobre a temática átomos, elementos e tabelas periódicas para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, baseada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), buscando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e abrangente, evitando a fragmentação dos conteúdos. Foram propostas quatro aulas e diferentes parâmetros foram abordados em todas elas, tais como: interdisciplinaridade, contextualização, abordagem CTS, além da utilização de recursos didáticos. Ao final das aulas foi apresentado uma sugestão de avaliação através da construção de um mapa conceitual. As duas primeiras aulas tiveram como conteúdo principal os átomos e seu principal objetivo foi a compreensão da estrutura de um átomo, os modelos atômicos, além de sua aplicação e importância para a sociedade. As duas últimas aulas foram destinadas aos conteúdos de elementos e tabela periódica e buscou a compreensão do que são e como estão organizados os elementos dentro da tabela periódica, bem como compreender a origem e importância desses elementos. Durante a elaboração da sequência levamos em conta o aprendizado adquirido durante as aulas da disciplina “Instrumentalização para o Ensino de Química”. Em nossa trajetória escolar observamos a falta que esses elementos fazem quando não são adicionados às aulas, e o quanto ainda estamos defasados em relação à preocupação em aplicar esses conceitos. O processo de elaboração das aulas nos mostrou a dificuldade que docentes podem encontrar ao tentar fugir de uma aula tradicional, expositiva e não dialogada, tanto em questão do tempo que o processo exige, como de recursos e estratégias eficazes que prendam a atenção dos estudantes, que garantam um aprendizado significativo. A expectativa em relação à implementação da sequência didática é de que os alunos compreendam do que somos constituídos, de onde vieram os átomos e elementos que constituem tudo que nos circunda, entendendo a importância desses elementos para a sociedade e ambiente e espera-se que isso possa motivá-los. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Momentos Pedagógicos | - |
| Título: dc.title | PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A TEMÁTICA ÁTOMOS, ELEMENTOS E TABELA PERIÓDICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: