RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GESTÃO ESCOLAR: ATIVIDADE PARA A MELHORIA DE ESTUDOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDaniely Shimokawa-
Autor(es): dc.creatorGabrielle do Prado Ramos-
Autor(es): dc.creatorAna Fernandes Borges-
Autor(es): dc.creatorMaiara de Rezende-
Autor(es): dc.creatorRene Tolentino Roque-
Autor(es): dc.creatorNatalina Mezzari Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:22:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:22:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91269-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91269-
Descrição: dc.descriptionO presente relato tem como principal objetivo discutir e refletir sobre uma intervenção pedagógica realizada pelos acadêmicos do curso de pedagogia que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica, núcleo Gestão Escolar, no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá, durante o primeiro semestre de 2019. Razão de ser deste relato é a necessidade de discussões que esclareçam quais são as atribuições do pedagogo gestor na perspectiva de Gestão Democrática prevista em nossa Constituição Federal e na LDB de 1996. Para isso, questionou-se: como o pedagogo-gestor pode atuar na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, contribuir para o melhoramento dos resultados escolares dos alunos do ensino médio e, consequentemente, de seu aprendizado? A metodologia utilizada na intervenção surgiu de um problema levantado por professores e pedagogos, que consistia na necessidade de construir, com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, mais envolvimento com sua formação e, consequentemente, com seus estudos. Diante do problema, seguiu-se com a coleta de dados, a pesquisa, o estudo e a discussão com o grupo de residentes, para, então, definir a intervenção pedagógica. Essa envolveu os estudantes com palestras e atividades, em forma de preenchimento de quadros, que foram realizadas no início e no final do encontro. Posteriormente, o resultado foi tabulado, transformado em gráficos e analisado com a instituição de ensino. Os dados coletados mostraram o total de horas semanais à disposição dos alunos para as diversas atividades realizadas, cotidianamente, antes do encontro e, também, as que eles estavam propondo-se a realizar após o encontro. O resultado tornou-se ferramenta de ação para o pedagogo e a gestão da escola, uma vez que revela a forma como os estudantes organizam-se em relação aos estudos e, a partir dos dados, há possibilidade de refletir com eles e com os professores sobre projetos de estudo e de formação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Escolar-
Palavras-chave: dc.subjecthábitos de estudo-
Palavras-chave: dc.subjectpedagogo-gestor.-
Título: dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GESTÃO ESCOLAR: ATIVIDADE PARA A MELHORIA DE ESTUDOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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