
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Daniely Shimokawa | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabrielle do Prado Ramos | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Fernandes Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Maiara de Rezende | - |
| Autor(es): dc.creator | Rene Tolentino Roque | - |
| Autor(es): dc.creator | Natalina Mezzari Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91269 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91269 | - |
| Descrição: dc.description | O presente relato tem como principal objetivo discutir e refletir sobre uma intervenção pedagógica realizada pelos acadêmicos do curso de pedagogia que fazem parte do Programa de Residência Pedagógica, núcleo Gestão Escolar, no Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) da Universidade Estadual de Maringá, durante o primeiro semestre de 2019. Razão de ser deste relato é a necessidade de discussões que esclareçam quais são as atribuições do pedagogo gestor na perspectiva de Gestão Democrática prevista em nossa Constituição Federal e na LDB de 1996. Para isso, questionou-se: como o pedagogo-gestor pode atuar na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem, contribuir para o melhoramento dos resultados escolares dos alunos do ensino médio e, consequentemente, de seu aprendizado? A metodologia utilizada na intervenção surgiu de um problema levantado por professores e pedagogos, que consistia na necessidade de construir, com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, mais envolvimento com sua formação e, consequentemente, com seus estudos. Diante do problema, seguiu-se com a coleta de dados, a pesquisa, o estudo e a discussão com o grupo de residentes, para, então, definir a intervenção pedagógica. Essa envolveu os estudantes com palestras e atividades, em forma de preenchimento de quadros, que foram realizadas no início e no final do encontro. Posteriormente, o resultado foi tabulado, transformado em gráficos e analisado com a instituição de ensino. Os dados coletados mostraram o total de horas semanais à disposição dos alunos para as diversas atividades realizadas, cotidianamente, antes do encontro e, também, as que eles estavam propondo-se a realizar após o encontro. O resultado tornou-se ferramenta de ação para o pedagogo e a gestão da escola, uma vez que revela a forma como os estudantes organizam-se em relação aos estudos e, a partir dos dados, há possibilidade de refletir com eles e com os professores sobre projetos de estudo e de formação. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | hábitos de estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | pedagogo-gestor. | - |
| Título: dc.title | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GESTÃO ESCOLAR: ATIVIDADE PARA A MELHORIA DE ESTUDOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: