Desenhos animados como recurso didático sob uma perspectiva interdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorEmily Pereira-
Autor(es): dc.creatorTatiane Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorMaria Soares-
Autor(es): dc.creatorAdriane Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:15:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:15:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91267-
Descrição: dc.descriptionEste projeto foi realizado em uma Escola Pública Estadual da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Como proposta do programa Residência Pedagógica no núcleo de Ciências e fomentado pela Capes. O intuito da pesquisa foi abordar as Ciências no âmbito físico, químico e biológico, de maneira interdisciplinar, utilizando desenhos animados como ferramenta lúdica de incentivo à aprendizagem, de modo a potencializar conceitos científicos presentes no conteúdo abordado. Para Moreira (2016) muitas vezes os conteúdos trabalhados não despertam a curiosidade dos alunos, ocorrendo apenas uma aprendizagem mecânica. Desenhos animados permitem que os alunos aprendam ciência de modo informal, possibilitando que os professores façam uma conexão com o conhecimento formal, visando a melhoria na aprendizagem (Shaw e Dybdall, 2000). Para que a aprendizagem seja significativa, os conhecimentos prévios dos alunos devem interagir com os novos conceitos, de maneira que ocorra maior estabilidade cognitiva (MOREIRA, 2012). Foram realizadas sete aulas elaboradas como sequência didática, variando os conteúdos, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio. O tema Astrobiologia, desenvolvido em duas aulas foi selecionado para análise da pesquisa, pois os principais objetivos foram atingidos de maneira que, tanto as aulas, quanto os resultados dos mapas conceituais dos alunos fluíram estruturalmente em efeitos esperados. A aula teve início com a prática de recolha de conceitos prévios, em seguida, os alunos assistiram a um episódio de desenho animado com o tema Astrobiologia, denominado Fratura Temporal, houve explicação e discussão do assunto em questão, e por fim a elaboração de mapas conceituais. A análise foi realizada a partir do método de Análise do Assunto proposto por Rodrigues e Cervantes (2015), que indexam conceitos do documento e traduzem para palavras-chave, esta análise passa por interferência de fatores linguístico, cognitivo e lógico, proporcionando um caráter interdisciplinar. A representação dos mapas conceituais demonstra conhecimento, ou qualquer outra informação (MOREIRA, 2012). Nos resultados dos mapas conceituais o eixo principal é a palavra Astrobiologia. Ao analisar os mapas conceituais dos alunos, traduzidos no mapa final, percebem-se traços da aprendizagem e conexões de conceitos no contexto da matéria mediada pelas autoras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAstrobiologia.-
Título: dc.titleDesenhos animados como recurso didático sob uma perspectiva interdisciplinar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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