Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gabriel Evaristo | - |
Autor(es): dc.creator | Christian Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Lambach | - |
Autor(es): dc.creator | Cristiano Egevardt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91266 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91266 | - |
Descrição: dc.description | Nas últimas décadas surgiram preocupações que vieram a considerar a importância do ensino CTS como uma abordagem que visa relacionar os conteúdos com as realidades sociais, trazendo benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, tal abordagem é vista como sendo de grande valia por possibilitar um ensino mais contextualizado, no qual não se discute apenas conteúdos disciplinares, mas sim conceitos científicos relacionados à problemáticas sociais que contribuem principalmente com a formação crítica e social dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência de aulas sob uma perspectiva CTS, como parte integrante da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório 2, do curso de Licenciatura em Química de uma universidade da região sul do Brasil. Primeiramente realizou-se a observação das aula de química de turmas de nível médio, destas, duas foram selecionadas, então aplicou-se um questionário diagnóstico, levantando ideias perante ao perfil dos estudantes e suas concepções acerca de questões científicas, tecnológicas e sociais, usando-se então as observações levantadas como referência para o desenvolvimento da sequência de aulas. Os conceitos químicos abordados foram: cinética química através de uma problemática envolvendo o uso consciente de medicamentos e termoquímica relacionado a problemática de alimentação saudável. Além da abordagem CTS para a problematização das aulas, foram empregadas atividades experimentais demonstrativas e participativas, e a análise de embalagens, propiciando momentos de discussão e investigação de como a química está presente no contexto social. Os resultados da aplicação da sequência de aulas proporcionou momentos de discussão, no qual se destaca a participação dos estudantes juntamente com a compreensão dos conceitos químicos relacionados à questão problema adotada. Desta forma, é evidente a importância de se implementar a abordagem CTS, visando em um processo de ensino-aprendizagem ideal para a formação crítica e social dos envolvidos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relato de aulas | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação. | - |
Título: dc.title | CONSUMO DE MEDICAMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA CTS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: