CONSUMO DE MEDICAMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Evaristo-
Autor(es): dc.creatorChristian Guilherme-
Autor(es): dc.creatorMarcelo Lambach-
Autor(es): dc.creatorCristiano Egevardt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:28:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:28:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91266-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91266-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas surgiram preocupações que vieram a considerar a importância do ensino CTS como uma abordagem que visa relacionar os conteúdos com as realidades sociais, trazendo benefícios para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, tal abordagem é vista como sendo de grande valia por possibilitar um ensino mais contextualizado, no qual não se discute apenas conteúdos disciplinares, mas sim conceitos científicos relacionados à problemáticas sociais que contribuem principalmente com a formação crítica e social dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar uma sequência de aulas sob uma perspectiva CTS, como parte integrante da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório 2, do curso de Licenciatura em Química de uma universidade da região sul do Brasil. Primeiramente realizou-se a observação das aula de química de turmas de nível médio, destas, duas foram selecionadas, então aplicou-se um questionário diagnóstico, levantando ideias perante ao perfil dos estudantes e suas concepções acerca de questões científicas, tecnológicas e sociais, usando-se então as observações levantadas como referência para o desenvolvimento da sequência de aulas. Os conceitos químicos abordados foram: cinética química através de uma problemática envolvendo o uso consciente de medicamentos e termoquímica relacionado a problemática de alimentação saudável. Além da abordagem CTS para a problematização das aulas, foram empregadas atividades experimentais demonstrativas e participativas, e a análise de embalagens, propiciando momentos de discussão e investigação de como a química está presente no contexto social. Os resultados da aplicação da sequência de aulas proporcionou momentos de discussão, no qual se destaca a participação dos estudantes juntamente com a compreensão dos conceitos químicos relacionados à questão problema adotada. Desta forma, é evidente a importância de se implementar a abordagem CTS, visando em um processo de ensino-aprendizagem ideal para a formação crítica e social dos envolvidos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectRelato de aulas-
Palavras-chave: dc.subjectCTS-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação.-
Título: dc.titleCONSUMO DE MEDICAMENTOS E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA CTS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.