A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS CAMPUS ERECHIM/RS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Autor(es): dc.creatorIndiamara Dos Santos Palhano-
Autor(es): dc.creatorAngela M.B Kamanski-
Autor(es): dc.creatorCherlei Márcia Coan-
Autor(es): dc.creatorElisa Montagner-
Autor(es): dc.creatorElisiane Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91265-
Descrição: dc.descriptionSocializamos aqui uma das experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica a partir do desenvolvimento de um trabalho integrado entre professores da universidade, professores da escola e licenciandas do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza- Licenciatura, da Universidade Federal Fronteira Sul campus Erechim/RS. Este diálogo se deu na produção de material didático-pedagógico da área de Ciências da Natureza a partir de algumas dificuldades encontradas pelos professores de química e biologia voltados para estudantes do Ensino Médio numa escola da rede estadual de ensino de Charrua/RS. A ideia principal foi de elaborar um material a partir das necessidades identificadas na escola e que fosse criativo o suficiente para tornar as aulas mais dinâmicas. O objetivo do artigo é expor como se deu o processo de construção do material didático e do planejamento e desenvolvimento das atividades. Assim, tomando como pressuposto as atividades investigativas no ensino de Ciências, a metodologia do trabalho consistiu na construção da estrutura plana de algumas moléculas e atividades pedagógicas para as disciplinas de biologia e química. Como resultado da experiência, destacamos a criatividade na construção da estrutura plana das moléculas, com uso de materiais alternativos como esferas de isopor, palitos de madeira e cipó, o diálogo entre conhecimentos no planejamento da ação docente e a necessária aproximação da universidade com a escola. A realização de uma oficina com a temática da Botânica utilizando a técnica da cromatografia em papel para a extração de pigmentos vegetais que despertou a curiosidade e o senso crítico de participação. O processo de integração e mediação nas atividades desenvolvidas no contexto de Ciências da Natureza permitiram a construção de novos conhecimentos. Neste estudo evidenciamos que para um ensino contextualizado de à necessidade da construção do conhecimento cientifico por parte do aluno em sua relação com os elementos da realidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectInício da Docência-
Palavras-chave: dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagem-
Título: dc.titleA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS CAMPUS ERECHIM/RS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.