ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS VOLTADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNAYARA PEREIRA-
Autor(es): dc.creatorCARLOS DA SILVA-
Autor(es): dc.creatorROSIMEIRE MAGNONI-
Autor(es): dc.creatorKARINA ESPARTOSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91264-
Descrição: dc.descriptionOs jogos didáticos são uma reconhecidamente uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem pois conduz o aluno a aprender conceitos de uma forma mais ativa, ágil e divertida. Jogos didáticos são eficientes em despertar o interesse dos alunos, desenvolvem raciocínio e habilidades do aluno, o que reflete em um aumento de desempenho. Através dos jogos didáticos, os alunos estarão sendo incentivados a trabalhar em equipes, visualizando de outra maneira o conteúdo proposto, e por meio destes jogos os alunos sentem a necessidade de consultar livros didáticos e outros recursos para obter a resposta correta, o que estimula o estudo e a pesquisa. Tendo isso em vista este trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar jogos lúdicos com o conteúdo de Biologia ministrado no Ensino Médio. Este trabalho tem sido realizado durante o desenvolvimento PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), 2018/2019 onde dois bolsistas PIBID acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR (Instituto Federal do Paraná) campus Assis Chateaubriand, organizaram esta proposta, seu planejamento e execução junto às turmas de Ensino Médio que acompanham no Colégio Estadual Padre Anchieta (Assis Chateaubriand-PR) e sob acompanhamento se sua supervisora PIBID. Primeiramente foram selecionados alguns alunos para uma avaliação de seus conhecimentos prévios a partir de um exame diagnóstico ofertado pela professora no início do ano. Após isso vem ocorrendo a construção dos jogos lúdicos pelos próprios estudantes juntamente com os bolsistas PIBID e a aplicação destes jogos com as turmas atendidas. Ao final do projeto pretende-se realizar uma avaliação final para verificação dos conhecimentos adquiridos após o contato com os jogos. A escolha do conteúdo dos jogos foi feita a partir do estudo do PPC das turmas, da avaliação prévia dos conhecimentos dos estudantes, de conversas com a docente responsável pela disciplina de biologia nas turmas atendidas. Atér o momento já foram confeccionados dois tabuleiros, dois baralhos para conteúdos e jogos diferentes e dois quiz (kits de perguntas e respostas), sendo um sobre divisão celular e o outro sobre as características gerais dos seres vivos. Os jogos de tabuleiros confeccionados abrangem ações, perguntas e respostas que abrangem as características gerais de genética. Dentre os baralhos houve a confecção de um baralho para jogo de truco envolvendo conhecimentos sobre alimentação (criação própria); um jogo da memória sobre a classificação de alguns animais; e um “baralho embrionário”, jogo que busca a relação entre as fases do desenvolvimento embrionário e às suas respectivas imagens. Todos os jogos utilizaram materiais básicos de papelaria. Com a elaboração e produção dos jogos lúdicos os alunos obtiveram um contato diferenciado e mais ativo com o conteúdo estudado, pois precisaram realizar pesquisas para elabora-los para além de efetivamente jogar os jogos, e compreender todo o seu funcionamento. Após o desenvolvimento e a interação com os jogos foi possível observar também uma mudança no domínio de conhecimento dos alunos, dos quais apresentaram propriedade sobre o conteúdo estudado em sala, além de melhorarem a relação de convívio entre eles.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmicas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS VOLTADOS AO ENSINO DE BIOLOGIA: MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL ATRAVÉS DA METODOLOGIA ATIVA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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