Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Comoretto Parcianello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:22:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:22:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91262 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91262 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como tema central avaliar a influência da gestão escolar de uma escola do Interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS. O objetivo principal é identificar e analisar a percepção dos alunos em relação aos gestores e a equipe escolar. Assim desenvolveu-se este trabalho. A metodologia usada para desenvolver o trabalho foi de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, descritivo e estudo de caso. O instrumento usado para a coleta de dados foi o questionário impresso já validado e adaptado. É importante ressaltar aqui que o questionário era sem identificação dos respondentes e os alunos também foram informados que qualquer tempo podiam parar de responder o questionário sem nenhum prejuízo para ambos. A coleta de dados aconteceu na escola em todas as turmas do ensino médio, abrangendo os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º anos. Este tipo de pesquisa visa, através de experiências vivenciadas pelos participantes, identificar fatores que possam ser melhor compreendidos e, a partir disso, desenvolver estratégias e melhorias na escola. Ao final desta pesquisa, pode-se tirar conclusões de que a avaliação dos alunos de um modo geral é satisfatória e verificou-se que algumas ações são necessárias para o fortalecimento dos fatores percebidos, dentre elas, sugere-se que a instituição estudada invista em programa de melhorias e desenvolvimento de uma estrutura de ambiente agradável que possa melhorar o relacionamento e a produtividade entre todos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola-Educação-Estudantes | - |
Título: dc.title | A INFLUÊNCIA DA GESTÃO ESCOLAR E A FUNÇÃO DO GESTOR NA ESCOLA PUBLICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: