
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Carlos Henrique Magalhães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:37:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:37:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91259 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91259 | - |
| Descrição: dc.description | O texto expõe uma investigação sobre a prática escolar do PIBID de Educação Física da UEM-PR, em 2016. Tivemos como objetivo analisar as mediações do programa na prática escolar. Para isso, foi feito um levantamento de todos os relatos de aula do PIBID de Educação Física da UEM no ano de 2016. Após isso foi produzida a categorização empírica e analítica do documento para posterior interpretação segundo o método hermenêutico-dialético (MINAYO, 1992). Como resultados, entendemos que a mediação deve-se fundamentar na contradição entre dois polos distintos, mas, não antagônicos, sendo estes o imediato e mediato, tendo a contradição o fim de permitir a superação do primeiro polo no segundo (OLIVEIRA; ALMEIDA; ARNONI, 2007). Observamos com a análise dos relatos de aula, que os bolsistas do programa exploraram, em suas intervenções, essa contradição a fim de permitir a apropriação do saber escolar (SAVIANI, 2013) com a cultura corporal (SOARES et al, 1992) pelos alunos da escola pública. Portanto, a prática escolar do PIBID de educação física da UEM-PR nos ofereceu apontamentos de grande valia no sentido de avançar no desenvolvimento de uma prática escolar voltada ao processo de objetivação e apropriação (DUARTE, 1999) do que há de mais desenvolvido na cultura corporal pelos alunos da escola pública e gratuita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Escolar. | - |
| Título: dc.title | A MEDIAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA UEM-PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: