
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruna Eich | - |
| Autor(es): dc.creator | Lara Miranda Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Letícia Taborda de Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Rogério Caetano de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Sandra Andrade de Melo Gabassi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:31:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:31:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91258 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91258 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho foi elaborado para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicado numa turma de nono ano, do período noturno, do Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, em Curitiba - PR. Trata-se de uma intervenção didático-pedagógica, pautada em um plano de aula simples, e centrou-se em metodologias que embora já consolidadas não costumam ser empregadas no contexto dos estudantes. Tendo como fins proporcionar aos alunos a ampliação de sua capacidade de leitura e produção de textos multimodais, tido que não só o ambiente escolar, mas a sociedade, num âmbito geral, consiste em ambientes multimodais. Para tal, foram mobilizados os conceitos de intermidialidade de Irina O. Rajewsky (RAJEWSKY, 2012) e a metodologia de análise de textos verbovisuais de Lucia Teixeira (TEIXEIRA, 2009). A atividade foi pautada em um plano de aula simples e, tida a inexperiência dos bolsistas unida a outros fatores como o uso do tempo pelos alunos foram necessárias mais aulas que o previsto. A aplicação da intervenção compreendeu a análise de dois objetos (um curta-metragem e um videoclipe) pelas bolsistas, com o intuito de expor aos alunos os diversos aspectos a serem observados numa leitura intermidiática mais aprofundada; na produção escrita de um conto com base em um outro curta; e na produção coletiva e oral de um conto com base no curta analisado inicialmente pelas bolsistas. Além disso, foi realizada pelas bolsistas uma adaptação escrita da produção oral dos alunos. De modo geral, os resultados da intervenção foram satisfatórios. Embora os alunos tenham se mostrado bastante participativos tanto nas discussões quanto na produção escrita, a produção oral foi alvo de maior resistência, e atribuímos esse fato ao pouco trabalho realizado com a oralidade na vivência escolar dos mesmos. Além desse fator, a linguagem utilizada pelas bolsistas demonstrou ser outro aspecto dificultante no desenvolvimento das atividades. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intermidialidade, Alma (2009), Frozen (2014). | - |
| Título: dc.title | LINGUAGENS CONVERGENTES: UMA PROPOSTA COM BASE EM OBJETOS INTERMIDIÁTICOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: