RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DO APRENDIZADO EM GENÉTICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUTFPR – PG-
Autor(es): dc.creatorFelipe Guilherme Teles Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-03T19:39:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-03T19:39:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91254-
Descrição: dc.descriptionGene, alelo, fenótipo, genótipo, heredograma, cruzamento, recessividade entre outros termos, fazem parte de um vocabulário muitas vezes de difícil entendimento no ensino médio. Buscando facilitar o entendimento dos alunos para estas questões, foi realizada uma atividade como parte integrante do planejamento do núcleo PIBID Biologia da UTFPR/Ponta Grossa, no Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, sob a supervisão da professora regente da turma. A atividade teve como objetivo revisar e fixar conceitos básicos de genética e iniciar conteúdo referente à Biotecnologia, visando despertar interesse dos alunos pelos temas, afinal fazem parte do dia a dia de todos. O exercício de aprendizado foi proposto por meio de um jogo envolvendo habilidade de resolver problemas, participando de forma sistematizada por meio de estratégias, pois os alunos tinham que adivinhar se o colega sabia os conceitos de genética que foram trabalhados. Participaram das atividades 35 alunos do 3º ano ao longo de 2 aulas em dias consecutivos. Por meio da atividade realizada, foi possível construir associações dos conceitos com material de apoio produzido, pois os alunos ouviam as perguntas e podiam consultar. O objetivo da proposta foi gerar emoção na competitividade e no desafio dos alunos em ter aprendido os conteúdos e conceitos de Genética, seguindo até a fase final, instigando o conhecimento e a curiosidade de saber, capaz de captar atenção da turma e fugir da rotina tradicional de atividades em sala de aula. Percebeu-se que esta prática estimulou a criatividade e a memorização da turma, gerando questionamentos, interação e compreensão do assunto, criando uma situação de êxito do aprendizado ao final da aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizado-
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DO APRENDIZADO EM GENÉTICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.