Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UTFPR – PG | - |
Autor(es): dc.creator | Felipe Guilherme Teles Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T19:39:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T19:39:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91254 | - |
Descrição: dc.description | Gene, alelo, fenótipo, genótipo, heredograma, cruzamento, recessividade entre outros termos, fazem parte de um vocabulário muitas vezes de difícil entendimento no ensino médio. Buscando facilitar o entendimento dos alunos para estas questões, foi realizada uma atividade como parte integrante do planejamento do núcleo PIBID Biologia da UTFPR/Ponta Grossa, no Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, sob a supervisão da professora regente da turma. A atividade teve como objetivo revisar e fixar conceitos básicos de genética e iniciar conteúdo referente à Biotecnologia, visando despertar interesse dos alunos pelos temas, afinal fazem parte do dia a dia de todos. O exercício de aprendizado foi proposto por meio de um jogo envolvendo habilidade de resolver problemas, participando de forma sistematizada por meio de estratégias, pois os alunos tinham que adivinhar se o colega sabia os conceitos de genética que foram trabalhados. Participaram das atividades 35 alunos do 3º ano ao longo de 2 aulas em dias consecutivos. Por meio da atividade realizada, foi possível construir associações dos conceitos com material de apoio produzido, pois os alunos ouviam as perguntas e podiam consultar. O objetivo da proposta foi gerar emoção na competitividade e no desafio dos alunos em ter aprendido os conteúdos e conceitos de Genética, seguindo até a fase final, instigando o conhecimento e a curiosidade de saber, capaz de captar atenção da turma e fugir da rotina tradicional de atividades em sala de aula. Percebeu-se que esta prática estimulou a criatividade e a memorização da turma, gerando questionamentos, interação e compreensão do assunto, criando uma situação de êxito do aprendizado ao final da aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado | - |
Título: dc.title | RELATO DE EXPERIÊNCIA: JOGO COMO FERRAMENTA PARA FIXAÇÃO DO APRENDIZADO EM GENÉTICA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: