RELACIONANDO OS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA COM O COTIDIANO: UMA AÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCaroline dos Santos Xavier-
Autor(es): dc.creatorDébora Muller-
Autor(es): dc.creatorFranciele Braz de O. Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:26:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:26:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91253-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho é um relato das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado III, a qual faz parte do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Dom Pedrito juntamente com o programa Residência Pedagógica. A realização do estágio efetuou-se numa turma de 9° ano do Ensino Fundamental e a prática desenvolvida em uma escola da rede pública do município. O objetivo do referido estágio foi conhecer a realidade vivenciada no contexto escolar e também a regência em que se propõe metodologias inovadoras que sejam adequadas aos alunos. Deste modo, o programa do 9º ano é constituído por conteúdos de Química e Física divididos entre os semestres do ano letivo. Este estágio abordou apenas os conteúdos de Química, especialmente a Tabela Periódica na qual utilizou-se a tabela de QR (sigla, do inglês Quick Response) CODE, que permitiu aos alunos a compreensão de que a Química está relacionada com o cotidiano deles. Para a realização da atividade os alunos foram divididos em grupos para que cada um ficasse com uma família da tabela periódica, com a tabela de QR Code impressa que foi retirada do site: https://www.tabelaperiodica.org. Para desenvolvermos a atividade, contamos com tablets para fazer a leitura dos códigos através do aplicativo. Os alunos escaneavam do código e as informações que eles continham como: massa e nome do elemento e, com esses dados, os alunos procuravam como o elemento se apresenta no cotidiano. Um exemplo do que eles encontraram foi do elemento químico alumínio que está presente nas latas de refrigerante. Assim, fizeram para os 118 elementos, com exceção de alguns que não foram encontrados por serem sintéticos. Percebeu-se com esta atividade que os alunos estavam animados em fazer a atividade, especialmente que se tratava de uma tecnologia. Verificou-se que a prática também favoreceu a interação entre professores e alunos e entre os próprios alunos, contribuindo, deste modo, por abrir horizontes para o processo de ensino e aprendizagem da Química.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química, QR CODE, Estágio Supervisionado.-
Título: dc.titleRELACIONANDO OS ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA COM O COTIDIANO: UMA AÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.