
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Pampa | - |
| Autor(es): dc.creator | Thiago Santos da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | André Müller Reck | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91249 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91249 | - |
| Descrição: dc.description | O Núcleo Artes/Língua Portuguesa faz parte do subprojeto multidisciplinar do PIBID proposto pela UNIPAMPA e é composto por bolsistas oriundos dos Cursos de Licenciatura em Letras-Português e Licenciatura em Música, ambos localizados no Campus da cidade de Bagé/RS, contemplando já em sua construção uma relação multi/inter/trans/disciplinar, envolvendo e promovendo o diálogo entre as linguagens. Por desenvolver atividades que contemplem essas duas áreas do conhecimento, o núcleo tem como principais objetivos: a) potencializar o entendimento das linguagens, com o intuito de valorizar e reconhecer seu caráter social, histórico e cultural, como formas de construção da realidade e de manifestação de subjetividades; b) prezar por atividades de linguagem que priorizem o pensamento plural, reflexivo e voltadas para a diversidade social, explorando materialidades artísticas, corporais e linguísticas que circulam em campos sociais de comunicação marcados pela multiplicidade de opiniões e posicionamentos. Com base no exposto acima, o presente trabalho apresenta um relato de experiência tendo em vista os desafios encontrados na implementação de práticas interdisciplinares, já que o núcleo partiu da premissa de que, nas atividades desenvolvidas, as áreas deveriam construir conhecimentos de modo igualitário, sem que uma funcionasse como base para o ensino da outra. Assim, visando a pluralidade de saberes que emerge dessa proposta, o Núcleo é dividido em 3 grupos que atuam em duas escolas da cidade de Bagé, sendo um dos grupos composto por licenciandos do curso de Música, outro formado por licenciandos do curso de Letras e um terceiro grupo misto, composto por licenciandos de ambos os cursos. Faz-se necessário destacar que o entendimento de interdisciplinaridade que adotamos vai muito além da mera 'junção' de disciplinas, configurando-se como uma “atitude de ousadia e busca do conhecimento” (FAZENDA, 2008, p.93-94). Procuramos desenvolver propostas educativas capazes de contemplar as possibilidades dialógicas entre as linguagens de letras e música, visando oportunizar que os alunos envolvidos nos projetos possam participar de práticas de linguagem diversificadas, de modo a “ampliar suas capacidades expressivas em manifestações artísticas, corporais e linguísticas, como também seus conhecimentos sobre essas linguagens”, conforme previsto na área de linguagens pela BNCC (BRASIL, 2017). Com o intuito de implementar tais concepções e considerando os objetivos supracitados, o núcleo amparou seus projetos pedagógicos, metodologicamente, na abordagem de aprendizagem baseada em projetos (BENDER, 2014), a qual preconiza que as atividades desenvolvidas devem partir de uma questão motriz e levar em consideração a voz e a escolha dos alunos. Como questão motriz, o núcleo estudou e trabalhou nas escolas atendidas pelo PIBID os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Como resultados dessas estratégias, no primeiro semestre de 2019, os três grupos desenvolveram projetos pedagógicos que resultaram na produção de curtas-metragens, histórias em quadrinhos, composições musicais, abordando temas como sexualidade, meio ambiente, depressão, entre outros. Os projetos já realizados e os em andamento têm mostrado ao Núcleo que as áreas (música e letras) têm mais em comum do que se imaginava inicialmente e que ambas podem cooperar a fim de se construir um conhecimento efetivamente significativo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | projetos pedagógicos | - |
| Título: dc.title | PRÁTICAS DE/EM/PARA/SOBRE LINGUAGENS: DESAFIOS NA COORDENAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES DO PIBID NÚCLEO ARTES/LÍNGUA PORTUGUESA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: