Discussões sobre o currículo: um estudo de caso.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIgor Santos-
Autor(es): dc.creatorThiago Ballestero de Paiva-
Autor(es): dc.creatorClaudete Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91245-
Descrição: dc.descriptionO artigo “Discussões sobre o currículo: um estudo de caso”, escrito pelos autores Igor Sousa Santos, Thiago Alcantara Ballestero de Paiva e Claudete da Silva Lima Martins, tem como objeto de pesquisa um curso de Licenciatura em Música localizado em uma Universidade Federal da Região Sul do Brasil. Se estabelece como os objetivos da pesquisa feita: a) Investigar, na perspectiva dos professores se o curso de licenciatura em Música abrange os discentes ingressantes sem um pré conhecimento teórico e prático em Música; b) Investigar, na perspectiva dos alunos se o curso de licenciatura em Música abrange os discentes ingressantes sem um pré conhecimento teórico e prático em Música; c) Investigar se os alunos ingressantes no primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Música, sentem grandes dificuldades de aprendizagem diante dos componentes curriculares ofertados; d) Investigar com qual concepção de currículo os professores que atuam no Curso fundamentam o trabalho pedagógico que realizam. A pesquisa, baseada na metodologia de Gonçalves (2011) e Gil (2002), é de cunho qualitativo de campo, com abordagem exploratória, cujos procedimentos para a coleta de dados se deram por meio de: a) Entrevistas gravadas com perguntas abertas direcionadas aos professores e a coordenação do curso; b) Questionário com perguntas objetivas de múltiplas escolhas direcionado aos alunos ingressantes no primeiro semestre. DIscutimos os resultados obtidos através dos autores Pereira (2012) e (2014), Cunha (2011), Silva (2010) e Higa (2017). A partir dos resultados podemos perceber que a universidade tem disponibilizado e fornecido meios para abranger esses discentes ingressantes sem um pré conhecimento teórico e prático em Música. A maioria dos alunos questionados fizeram sugestões a fim de potencializar e melhorar o curso em Licenciatura em música. A pesquisa identificou alguns pontos de melhoria para o desenvolvimento do currículo do curso, e pode levantar conversas e debates sobre o aluno, a Instituição de ensino superior e a sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Música-
Palavras-chave: dc.subjectproblematização sobre currículo.-
Título: dc.titleDiscussões sobre o currículo: um estudo de caso.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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